Justiça determina que MP aponte quais vítimas devem ser indenizadas pela Vale

Além da Defensoria Pública de Minas, que devem utilizar as categorias de indenizações que foram elencadas pelo Comitê Técnico-Científico do Projeto Brumadinho, da UFMG

Daniel Martins

Justiça determina que MP aponte quais vítimas devem ser indenizadas pela Vale
A decisão foi anunciada em uma audiência realizada nessa quinta-feira (2)
Agência Brasil

A Justiça de Minas Gerais determina que o Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual, além da Defensoria Pública de Minas, apontem quais as vítimas da tragédia de Brumadinho, em 2019, devem ser indenizadas. A decisão foi anunciada em uma audiência realizada nessa quinta-feira (2).

Na sessão, também foi determinado o início da liquidação da sentença que condenou a VALE a indenizar os atingidos pelo rompimento da Barragem do Córrego do Feijão.

Após as vítimas serem apontadas pelas instituições, a mineradora terá um prazo para analisar e se manifestar sobre as categorias propostas, que serão debatidas em uma nova audiência. Logo após, serão analisados os critérios e valores das indenizações.

As categorias utilizadas nas indenizações foram elencadas pelo Comitê Técnico-Científico do Projeto Brumadinho, da UFMG. Trata-se de uma assessoria técnica criada para auxiliar o juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, por meio de estudos e pesquisas, para identificar e avaliar os impactos decorrentes do rompimento.