Fontes seladas de Césio-137 somem em Minas Gerais; material está sendo procurado

Segundo as autoridades, as fontes seladas são de baixo risco

Laryssa Campos

Fontes seladas de césio-137 desapareceram no Campo das Vertentes
Getty Images/iStockphotos

 Duas fontes seladas de Césio-137 de equipamentos da AMG Brasil sumiram e a empresa emitiu um alerta. A situação ocorreu na unidade localizada nos municípios de Nazareno e São Tiago, no Campo das Vertentes.

A empresa fez o comunicado do sumiço à CNEN, Comissão Nacional de Energia Nuclear, no dia 29 de junho e registrou uma ocorrência junto à Polícia Militar.

Segundo as normas da CNEN, as fontes seladas são classificadas como de baixo risco. Fontes de "Categoria 5", como são categorizadas, possuem atividade 275 mil vezes menor do que a de alguns aparelhos de radioterapia.

A apuração do ocorrido e avaliações de medidas de radioproteção estão sendo feitas por técnicos do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), unidade da CNEN localizada em Minas Gerais. A comissão continua orientando a AMG sobre aspectos legais e atividades de busca.

As fontes podem ser identificadas pelo formato e aparência. Revestidas de aço inoxidável, elas possuem blindagem interna de chumbo e externa de aço inoxidável, sendo resistente a impactos. 

Por nota, a empresa solicita à população que faça contato para fornecer qualquer tipo de informação sobre as fontes desaparecidas. Além disso, a AMG informou que está à disposição das comunidades vizinhas para esclarecer dúvidas sobre o assunto. O telefone para contato é o (32) 3322-3053.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.