Uma ação conjunta entre o Ministério do Trabalho e a Polícia Civil foi realizada nessa segunda-feira (17) após denúncias de trabalho análogo à escravidão e infantil na cidade de Barbacena, na região Central de Minas. Os profissionais atuaram na região de Padre Brito, distrito do município de Barbacena, para dar apoio a fiscais na apuração de crimes.
Durante as buscas, uma família foi encontrada em situação de extrema vulnerabilidade. As pessoas foram resgatadas por funcionários do Ministério do Trabalho, mas a família não tinha para onde ir e, por isso, preferiu permanecer na fazenda, recebendo da prefeitura de Barbacena o apoio social para a retirada. Um dos barracos em que o casal morava não possuía água potável, nem mesmo janelas para circulação do ar.
A família trabalhou durante todo o ano sem direito às garantias previstas na legislação trabalhista. Durante a fiscalização, foram encontrados menores trabalhando com agrotóxicos.
Segundo a Polícia Civil, os infratores foram multados e encaminhados ao Ministério do Trabalho para prestarem esclarecimentos sobre os fatos.