Cidade de Frutal registra dois tremores de terra em 48 horas

O tremor foi sentido por boa parte da população e registrado por câmeras de circuito interno de casas e comércios

Rafael Assis

E apesar do desconforto causado pelos tremores, é pouco provável que eles ocasionem problemas maiores
Guia Turismo Brasil

A cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro, registrou um novo tremor de terra, de magnitude 3.2 na escala Richter, no sábado (27). É o segundo na semana e o 28º no ano. Na quinta-feira (25), dois dias antes, houve outro, de escala 2.4.

O tremor foi sentido por boa parte da população e registrado por câmeras de circuito interno de casas e comércios. Uma casa chegou a apresentar rachadura na parede. Estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registraram o fenômeno. O maior do ano em Frutal foi registrado no dia 18 de junho, com magnitude de 4.0 na escala Richter.

Segundo a Universidade de São Paulo (USP), a maioria dos casos tem causas naturais e se devem a grandes pressões geológicas atuando na crosta terrestre. E apesar do desconforto causado pelos tremores, é pouco provável que eles ocasionem problemas maiores.

Para identificar abalos menores e criar mapas de risco mais precisos por regiões, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a UFMG e Rede Sismográfica Brasileira, vai instalar mais quatro sismógrafos na região metropolitana de Belo Horizonte. Outros sete já foram instalados em Minas Gerais.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.