O presidente da República, Jair Bolsonaro, participa hoje (19) da solenidade de inauguração do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), no Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte. Essa é a segunda vez de Bolsonaro em território mineiro na semana. Na última terça (16), no primeiro dia oficial de campanha, ele esteve em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Entre várias outras autoridades no evento, marcam presença o governador Romeu Zema (Novo), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).
Todos os 18 desembargadores federais nomeados para compor o novo Tribunal tomam posse durante a solenidade.
A sede do TRF-6 está localizada no prédio da Justiça Federal, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte e terá jurisdição em todo o Estado de Minas Gerais.
O novo Tribunal tem o objetivo de acelerar a tramitação dos processos em segunda instância, que antes eram julgados no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, e demoravam, em média, mais de uma década para serem concluídos. Somente o estado de Minas Gerais respondia por cerca de 35% do acervo de processos do TRF-1.