TRE vai contar com sala de monitoramento das eleições em BH

Serão monitoradas as ocorrências policiais e eleitorais nos 853 municípios mineiros

Pedro Corsini

TRE-MG, em Belo Horizonte Pedro Corsini/Band Triângulo
TRE-MG, em Belo Horizonte
Pedro Corsini/Band Triângulo

Para garantir mais segurança aos eleitores mineiros, no dia 02 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais vai contar uma sala de monitoramento em Belo Horizonte.

O GIS, Gabinete Institucional de Segurança, é formado por instituições que promovem segurança pública em todo o estado. Neste ano foram chamadas, além das equipes que já fazem parte do gabinete, quatro novas entidades: Polícia Rodoviária Federal, Abin - Agência Brasileira de Inteligência - Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro.

De acordo com o presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, este trabalho vem sendo feito pelo Tribunal Regional Eleitoral e as forças de segurança de todo estado, em conjunto, com várias vertentes, em busca de um dia tranquilo de votação, permitindo a toda população do estado de Minas Gerais votar com paz.

No espaço do GIS, diversos computadores e monitores televisivos vão receber em tempo real as ocorrências policiais e eleitorais que forem registradas nos 853 municípios mineiros, que serão divulgadas a cada duas horas, um boletim com balanço parcial dos dados.

Segundo o TRE, durante o dia do pleito eleitoral, circulam em todo o estado cerca de 16 milhões de mineiros, por isso é necessário o monitoramento pelas forças de segurança.

Todas as Delegacias Federais do estado estarão funcionando. Além delas, a Polícia Federal vai designar delegados para realizar ações pontuais em diversas regiões. Onde não houver Delegacias Federais, a Polícia Civil vai suprir o trabalho da Polícia Judiciária.