No ano de 2023, Belo Horizonte registra um aumento de quase 800 acidentes envolvendo ônibus e micro-ônibus no período entre janeiro e agosto, em comparação ao ano passado.
De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em 2022 foram 3.295 acidentes, incluindo batidas e capotagens. Desse total, 418 foram com passageiros e ao todo quinze pessoas morreram. Neste ano, já foram registrados 4.092 acidentes, incluindo 508 vítimas e 13 mortes.
Nesta quarta-feira (25), será realizado uma manifestação em defesa da qualidade do transporte coletivo em BH.
Segundo a Associação dos Usuários de Transporte Coletivo, o intuito da ação é conquistar a garantia de melhorias para os usuários, como, a ampliação e cumprimento do quadro de horários, obras de reforma e novos veículos.
Na última semana, a Prefeitura da capital anunciou a entrega de 220 novos ônibus de transporte coletivo, sendo 167 veículos para aumentar a frota e 53 para substituir outros veículos.
O prefeito de BH, Fuad Noman, declarou que "a entrega de novos ônibus para o transporte de Belo Horizonte é um dos compromissos que assumimos com a população. A ação está prevista na lei que trouxe o novo mecanismo de remuneração das passagens e iniciou um processo de modernização e encaminhamento de soluções definitivas para o transporte coletivo".