Agentes sanitários de BH entram em greve após corte de até 40% no salário

Daniel Abreu*

Agentes sanitários anunciaram greve após corte no adicional de insalubridade
Aline Resende

Agentes sanitários e de combate a endemias anunciaram greve em Belo Horizonte, após a prefeitura divulgar corte no adicional de insalubridade. Segundo o sindicato, o valor representa cerca de 20 a 40% do salário.

Em contato com a nossa equipe, o Sindibel – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - informou a decisão, e comunicou que haverá protesto na Praça da Estação, na próxima segunda-feira (25).

O Sindibel julgou inadequada a postura da prefeitura, uma vez que os agentes atuam com lixo, animais peçonhentos, venenos, pragas e outros itens nocivos à saúde.

No dia 16 deste mês, a prefeitura publicou no Diário Oficial do Município que os trabalhadores não preenchem os requisitos legais para a caracterização de atividade insalubre.

De acordo com a PBH, a decisão cabe aos agentes responsáveis pela dengue, e devido à troca de um produto utilizado no combate ao mosquito, houve a perda do enquadramento. Já as demais áreas não se enquadram em nenhum outro agente químico, físico ou biológico para o pagamento adicional. Ainda segundo a prefeitura, a decisão foi tomada de acordo com a NR 15 e cabe recurso administrativo aos interessados

*Estagiário sob supervisão de Mábila Soares

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.