Quer aprender um Ritual de Fim de Mês para encerrar ciclos e preparar-se para novos começos? Aqui, te trago um passo a passo que eu faço todo mês e que me ajuda a manter ou até renovar as metas que tenho para o ano. Spoiler: o Tarot Mensal é meu aliado.
Lembrando que existem ritualísticas mágicas, que devem ser guiadas por pessoas devidamente capacitadas, como o Ritual de Ostara, que teremos em seguida no Equinócio de Primavera.
Mas aqui estou falando de rituais como uma prática que a gente pode fazer de forma consciente, com atenção e intenção.
Por que fazer um Ritual de Fim de Mês?
O fim de cada mês é uma oportunidade valiosa para refletir, limpar energias e definir intenções para o futuro próximo.
É uma maneira de não esperar o fim do ano para fazer um balanço e o Ano Novo para fazer rituais. Afinal, neste momento, você já não consegue recalcular a rota e pode até ter esquecido do que fez ou não ao longo dos 365 dias anteriores.
Mas com esse Ritual de Fim de Mês que te mostro a seguir, você não só mantém em mente as suas metas, como agradece pelo que já conquistou e reforça suas intenções para o que ainda deseja. Vamos nessa?
Passo a passo do Ritual de Fim de Mês
1. Agradeça pelo mês que passou
Antes de iniciar qualquer ritual, reserve um momento para gratidão. Reflita sobre o que foi realizado durante o mês que está terminando.
Mesmo as pequenas conquistas merecem reconhecimento. Pode ser desde o início de um projeto até uma conexão especial com alguém ou um momento de autodescoberta.
Muitas vezes temos a sensação de que não avançamos na vida porque não percebemos onde estamos crescendo e dando passos significativos.
2. Limpeza energética
Então, é hora de fazer uma meditação para limpar as energias que não servem mais. Você pode seguir o áudio eu que gravei para o Personare no vídeo abaixo.
Essa meditação com o fogo ajuda a limpar a raiz das questões e dores que você pode ter acumulado ao longo das últimas semanas. Experimente:
3. Defina uma intenção para o próximo mês
Durante a meditação, procure encontrar uma intenção para o próximo mês. A ideia é não deixar para o Ano Novo ou seu aniversário para renovar seus objetivos.
Utilize a virada do mês no calendário ou a Lua Nova (veja aqui todas as datas no calendário lunar) para ajustar suas metas e direcionar sua energia de forma positiva.
4. Anote os aprendizados
Após a meditação, é hora de anotar os aprendizados. Escreva suas conquistas em um caderno. Você pode mantê-lo ao longo do ano e ir revisando a cada mês.
Isso trará clareza para o que está realizando e para seus avanços também. Além disso, ajuda a manter o foco e também perceber claramente onde e como você evolui, assim como onde quer chegar.
Identifique como seus desafios podem estar ligados a atitudes, comportamentos ou padrões que deseja transformar.
Isso porque escrever essas percepções ajuda a visualizar claramente o que você deseja mudar e a evoluir nos próximos meses.
5. Anote suas intenções
Além do que você conquistou e dos desafios que deseja superar, é importante escrever suas intenções e tudo que mentalizou durante a meditação. Pode ser no mesmo caderno.
Isso fortalece o compromisso pessoal com suas metas. Coloque suas intenções em palavras, pois isso torna seus objetivos mais tangíveis e acessíveis.
Além disso, recomendo fazer a Meditação Soul Sync, que ajuda a manifestar os desejos sinceros do seu coração. Experimente no vídeo a seguir:
6. Jogue o Tarot Mensal
Finalmente, conclua seu ritual jogando o Tarot Mensal do Personare. A ferramenta criada pelo tarólogo Leo Chioda te convida a refletir sobre “o que será mais importante para a sua vida nos próximos 30 dias” e então você embaralha as cartas.
Além de entender as tendências para os seus próximos 30 dias, incluindo as oportunidades e os desafios, você também recebe uma afirmação positiva para o mês.
Na versão gratuita do Tarot Mensal, você pode ler as tendências gerais para o seu mês mais a afirmação positiva. Observe um exemplo na imagem:
Depois de fazer o seu jogo, anote a afirmação que acompanha sua leitura e coloque-a em um lugar visível, como perto de seu espaço de trabalho.
Assim, a afirmação servirá como um lembrete diário de sua intenção para o mês que se inicia!
Experimente e compartilhe o que achou
O ritual de fim de mês é uma oportunidade de refletir sobre o passado, limpar o que não serve mais e preparar-se com intenção para o futuro.
Incorporar este ritual ao final de cada mês pode transformar a maneira como você encara suas jornadas, trazendo mais clareza e propósito ao seu caminho.
Compartilhe suas experiências e descobertas. Adoraria ouvir como você incorpora esse ritual em sua vida. Escreva para mim no Instagram: @carolasenna. Conte comigo na sua jornada de autoconhecimento e transformação.
Texto escrito por Carolina Senna (senna@personare.com.br), especialista em saúde integrativa pelo Institute of Integrative Nutrition de Nova York, Mestre em Reiki e sócia-fundadora do Personare