O Mês de Virgem começa no dia 22 de agosto de 2024, exatamente às 11h55, mudando a onda energética de todos nós, seja qual for o seu signo.
Encerramos um período leonino, voltado ao nosso brilho pessoal, e iniciamos um período para focar no nosso planejamento, em limpar espaço para termos mais organização e em melhorarmos hábitos de saúde.
O Mês de Virgem nos convida a aperfeiçoar o que for necessário e colocarmos nossas habilidades à serviço do mundo. Lembrando que, no início do trânsito, ainda estaremos com Mercúrio retrógrado também em Virgem, o que reforça a necessidade de revisão e reflexão.
Veja abaixo o que significa o Mês de Virgem e como cada signo pode se preparar para esse momento.
O que significa o Mês de Virgem ♍
Na Astrologia, cada mês começa quando o Sol entra em um signo. Mas isso não acontece no dia 1 do calendário que estamos acostumados. O Mês de Virgem começa entre os dias 19 e 22 de julho. O dia exato muda a cada ano.
Em 2024, o mês de Virgem começa em 22 de agosto 2024, às 11h55. A partir daí, e até o Sol mudar para Libra, no dia 22 de setembro, o período será voltado a aprender a priorizar as demandas e buscar mais leveza.
Independentemente de ser uma pessoa virginiana, durante esta temporada, com tantas tarefas em mente, pode ser difícil nos livrarmos das preocupações cotidianas. Por isso, é preciso tentar encarar as coisas com mais leveza.
A energia de Virgem
O símbolo de Virgem, uma virgem segurando uma espiga de ouro, reflete a dedicação do signo ao trabalho e à colheita. Como a única figura feminina do zodíaco, remete à pureza e perfeição, qualidades valorizadas pelos virginianos.
Virgem é regido por Mercúrio, o planeta da mente, pertence ao Elemento Terra e tem Ritmo Mutável. No corpo, Virgem rege os intestinos, em especial o delgado.
Reunindo essas informações, o perigo do Mês de Virgem é o perfeccionismo e o excesso de crítica. Nesse sentido, é possível que exista algo ignorado por muitos: a dificuldade de dizer “não” para as pessoas.
Por isso, um grande aprendizado nessa temporada é saber a hora de parar. Ou seja, saber quando descansar, quando algo já está bom o suficiente e quando silenciar as críticas na nossa mente.
Além disso, não esqueça que estamos com Mercúrio retrógrado também no signo em Virgem. Ou seja, os planos podem não sair exatamente como a gente quer numa temporada que, em tese, seria perfeita para isso.
Como aproveitar o Mês de Virgem
Veja quatro dicas simples, mas eficientes para todas as pessoas de todos os signos colocarem em prática no Mês de Virgem:
- Se comprometa com algum hobby que não seja necessariamente útil. Já que pode ser mais difícil descansar nessa temporada, será importante se comprometer com seu tempo off.
- Faça um planejamento minimalista. Organize os últimos meses de 2023 de forma “clean”, focando apenas as partes mais importantes. Adicione um plano B para suas metas, ajudando a desenvolver o lado prevenido desse signo.
- Escreva sobre suas emoções! Como Virgem é o signo da expressão escrita, isso pode auxiliar a te dar o tempo necessário para refletir sobre o que você deseja.
- Estabeleça um hábito saudável diário. Alimentação mais natural, momentos de meditação, prática de exercícios, etc. Qualquer prática relacionada ao bem-estar está valendo. Afinal, Virgem é o signo que representa as questões de saúde e uma rotina fluida.
O Mês de Virgem para quem é de Virgem
Se você nasceu no mês de Virgem, significa que o dia do seu aniversário está chegando. Na Astrologia, o aniversário é conhecido como Revolução Solar.
A Revolução Solar é quando o Sol chega ao exato grau que estava quando você nasceu. Isso gera um Mapa que vale por um ano, ou seja, do seu aniversário neste ano até o próximo. Esse Mapa revela sobre você pode conduzir sua evolução neste ciclo.
O Mês de Virgem para todos os signos
Durante o Mês de Virgem, mesmo que seu signo solar seja outro, o Sol traz destaque para uma área específica da sua vida. Conforme a Astrologia, nossa vida é dividida em 12 casas astrológicas distintas.
Quando o Sol transita por Virgem, ele ilumina os temas de uma dessas casas, mas essa área varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, duas pessoas do signo de Touro não terão o mesmo setor da vida iluminado pelo Sol em Virgem. Pelo contrário!
Para descobrir como o mês de Virgem age na sua vida, siga este passo a passo simples e rápido:
- Acesse aqui o Horóscopo Personare. É gratuito!
- Se você tem cadastro no site, basta fazer login. Mas se você não tiver, inclua seus dados de nascimento.
- Veja que você terá um número de trânsitos. Significa que alguns planetas estão se conectando com o seu Mapa Astral neste momento.
- Procure pelo trânsito de “Sol na Casa…” e veja qual é o número da casa que está em destaque neste momento.
Depois de ver o Sol no seu Horóscopo, saiba como se preparar para este mês:
- Casa 1: Concentre-se em expressar competência e organização, mas evite autocrítica excessiva. Invista em autoconhecimento e cuide da saúde mental e física.
- Casa 2: Momento favorável para expandir finanças e buscar novas oportunidades. Mantenha-se organizado e evite preocupações excessivas.
- Casa 3: Reflita sobre a comunicação com irmãos e nas redes sociais. Aproveite talentos em escrita e revise sua identidade visual.
- Casa 4: Foque na família e na organização da casa. Evite tensões familiares e cuide das suas preocupações excessivas.
- Casa 5: Explore questões da infância e da autoestima. Este é um bom período para iniciar projetos criativos e fortalecer relações com filhos.
- Casa 6: Revise sua rotina e cuide da saúde. Evite estresse e estabeleça uma prática diária para melhorar sua organização e bem-estar.
- Casa 7: Avalie sua vida amorosa e faça um Mapa Sexual. Entenda o equilíbrio necessário nas parcerias, evitando críticas excessivas.
- Casa 8: Trabalhe questões de crise, insegurança e perfeccionismo. Este é um período para revisar relações interpessoais e cuidar da sua saúde emocional.
- Casa 9: Período propício para viagens e estudos. Conecte-se com espiritualidade e aproveite para resolver questões jurídicas pendentes.
- Casa 10: Foco na carreira e propósito. Faça cursos ou treinamentos para melhorar sua eficiência e organização.
- Casa 11: Envolva-se em grupos e projetos com impacto social. Use sua ambição de maneira organizada, mas evite a exigência em excesso.
- Casa 12: Trabalhe a autossabotagem e busque terapias energéticas. Dedique tempo à introspecção, meditação e cura de padrões inconscientes.
Texto escrito por Nai Tomayno (naiaratomayno@gmail.com) é astróloga e terapeuta holística. Desenvolve um trabalho como facilitadora de (re)conexões voltado para cura, utilizando o Mapa Astral como ferramenta principal. Formada em terapia de cristais e Magnified Healing, é especialista em unir esses saberes e terapias às necessidades do mapa.