O Eclipse Total Solar de 8 de abril ocorrerá às 15h20 (horário de Brasília), no grau 19 de Áries. Essa primeira informação é fundamental para você calcular aqui qual é a área da sua vida que sentirá a presença do fenômeno (explicarei logo mais abaixo em detalhes).
Depois do primeiro eclipse de 2024, em 25/03, que foi lunar, o Eclipse Total Solar de 8 de abril chega como “o grande eclipse da América”.
É um eclipse em Áries, portanto representa uma “quase obrigatoriedade” de pensar em si, de acordo com a Astrologia. Vamos então, ponto a ponto, entender sua análise astrológica:
O grande eclipse da América
O fenômeno será totalmente visível nos Estados Unidos, México e Canadá – ou seja, não será possível observá-lo no Brasil.
Além disso, o Eclipse Total Solar de 8 de abril será parcialmente visível em cidades que ficam na parte ocidental de Portugal e Reino Unido, na Irlanda e na Islândia.
Este esta sendo chamado de “o grande eclipse da América” por que é um Eclipse Solar Total, o que não é tão comum assim. Só para você ter uma ideia, o Canadá viu pela última vez um evento como esse em 1979; o México, em 1991; e os Estados Unidos, em 2017.
E é o único eclipse solar total no século XXI em que a totalidade será visível nestes três países ao mesmo tempo.
É um eclipse especial porque a Lua passará entre o Sol e a Terra. Assim, vai bloquear o Sol e só poderemos ver a coroa do Sol. Só que o Eclipse Total Solar de 8 de abril pode ser imenso porque vai acontecer em período de máxima atividade do Sol. Algo como na imagem ao lado.
É por isso que as autoridades desses países estão esperando mais de 43 milhões de pessoas assistindo ao eclipse, além de mais de 4 milhões de turistas.
Eclipses podem ter maior potência onde são visíveis
Chama a atenção que este eclipse solar total nos Estados Unidos ocorra justamente em 2024, com Plutão recém ingressado em Aquário, e o próximo daqui 20 anos, quando Plutão já tiver saído de Aquário.
É um sinal astrológico claro de que vários processos de transformações podem ocorrer com esta nação daqui de agora até os próximos 20 anos.
É um sinal de terror e pavor? De jeito algum. Cuidado com mentiras que se espalham pela internet.
De fato, o governo dos Estados Unidos emitiu um alerta para que as pessoas estoquem alimentos e água, mas não é por causa do eclipse em si, mas por conta da quantidade de turistas que deve se movimentar nessa data em algumas regiões.
Sob a análise astrológica, eclipses não costumam ser ciclos leves e podem até ser momentos mais instáveis.
Mas o fato de você se preparar para esse período ajuda a não encarar esta fase como desafiadora, mas como um momento de possíveis transformações – que podem ser boas, depende só da forma como você vai agir.
Eclipse Solar em Áries
Estamos em plena temporada de Eclipses no Eixo Áries-Libra. O Eclipse Total Solar de 8 de abril será em Áries. É o segundo neste signo, o primeiro aconteceu em abril de 2023, que foi bastante tenso porque foi em quadratura com Plutão.
Na perspectiva astrológica, a presença de um Eclipse solar em Áries sugere forte inclinação para refletir sobre si mesma (o). Por isso, as perguntas abaixo são um primeiro passo para ajudar você a entender os significados deste Eclipse Total Solar de 8 de abril:
- o que EU estou fazendo?
- Para onde EU estou indo?
- O que EU quero da minha vida?
- O que depende da minha iniciativa fazer?
- Onde estou precisando de começos?
Além disso, este eclipse de agora une seus significados ao Eclipse Lunar em Libra, que aconteceu em 25/03.
E, por isso, os temas desses dois eclipses, de março e abril de 2024 podem ficar em evidência na sua vida nesses próximos seis meses.
Eixo Áries-Libra
Desde 2023, eclipses estão ocorrendo nos signos Áries e Libra, ou seja, no eixo Áries-Libra. Este eixo tem como foco os dois principais temas desses signos: o EU e o OUTRO, respectivamente.
Desde o ano passado, estão vindo fortemente à tona questionamentos envolvendo o eu e o outro. É como se este eixo fosse um convite para que você possa se transformar por meio de autodescoberta e autoconhecimento (Áries) e novas conexões (Libra).
Leia também:
O Eclipse Total Solar de 8 de abril para o Brasil
Para que possamos entender o Eclipse Total Solar de 8 de abril para o Brasil, é feito um Mapa para o eclipse tendo Brasília como base. Isso pode ser feito para cada país e, assim, podemos entender as possibilidades.
Há três pontos muito importantes:
1. Eclipse durante Mercúrio Retrógrado
O eclipse ocorre dentro de Mercúrio Retrógrado em Áries, o que significa que vamos ter muita coisa para refletir, rever e repensar nos próximos meses.
Questões profundas, envolvendo o plano emocional, com chance também de temáticas financeiras, já que Mercúrio atuando na oitava área do Mapa.
Para o Brasil, pode haver muito vai e vem e revisão em torno de questões de impostos e tributos, por exemplo, nesses próximos seis meses.
2. Sol e Lua juntos na Casa 8
No Mapa do Eclipse para o Brasil, Lua e Sol também estão atuando juntos em assuntos financeiros, processos de transformação a partir de crises e perdas. Isso significa que o Brasil pode deparar com crises, mas também com enorme potencial para retomada da potência pessoal.
Até porque um eclipse em Áries tem a ver com recobrar força, ter coragem e empreender inícios.
3. Urano e Júpiter em conjunção
Esta é a grande oportunidade do Eclipse Total Solar de 8 de abril. Apesar do dia exato da conjunção ser 20/04, ela já estará acontecendo no dia do eclipse e, portanto, ficará gravada neste Mapa.
Este singular encontro indica novas percepções, desde que a gente se permita ousar mais e sair da caixinha.
Mas, para aproveitar a conjunção, que tem a ver com mudanças de visão e oportunidades inesperadas, você tem que se abrir minimamente ao novo! Isso porque ela favorece modernizações e coisas novas.
Portanto, se permita fazer algumas coisas de forma diferente, preste atenção em sugestões e, além disso, tente ousar mais. Isto poderá te levar a ter benefícios e oportunidades diferentes do comum.
Por exemplo: buscar uma bolsa de estudos no exterior, iniciar uma especialização ou estudo com alguém que você admire, ter alguém que te passa uma visão muito mais ampla da vida.
E o mundo?
O ponto mais difícil do Eclipse Total Solar de 8 de abril. será, sem dúvida, a conjunção de Marte com Saturno no signo de Peixes. No cenário mundial, essa conjunção fomenta atitudes bélicas, já intensificadas por Áries, que é o signo do eclipse.
Áries é regido por Marte, o planeta da guerra, ou seja, faz exacerbar posições e atitudes duras, agressivas e autoritárias.
Alerta, também, para violência em grandes centros e para a emergência de violência variadas, como sequestros, assaltos, feminicídios, crimes por homofobia e outros.
Marte é a nossa pressa e imediatismo e Saturno é tudo o que precisa de estrutura e que, por isso, não pode sair tão rápido.
Quando Marte está em contato com Saturno no Céu (neste caso, pegando boa parte de abril) pode haver obstáculos, atrasos e situações que requerem paciência.
Como essa conjunção vai ficar gravada no Eclipse, nos próximos meses poderemos ter situações desta natureza.
Outra forma de manifestação dessa combinação tem a ver com sobrecarga, responsabilidades e trabalho, que vão dar o tom em nossas vidas até setembro de 2024.
Tem lado bom?
Tem, sim. A conjunção de Marte com Saturno favorece iniciar projetos importantes, empreender esforços em novas direções, resolver assuntos que vinham pendentes, colocar em ordem, etc – principalmente depois que Mercúrio Retrógrado acabar.
Se alinha, portanto, com pessoas que já são esforçadas e resilientes. Fica a pista que novos e melhores caminhos, representados pela conjunção Júpiter-Urano, podem ser iniciados a partir desse esforço, foco, planejamento e persistência, por causa da conjunção Marte-Saturno.
2024, definitivamente, não é o ano para pessas preguiçosas ou acomodadas, que não querem buscar coisas novas ou sair de suas zonas de conforto.
Chance de grandes brigas desgastantes
Com a conjunção Marte-Saturno, é muito importante observar o jogo de forças em uma determinada situação, para poder escolher quais brigas comprar.
Em situações em que haja risco de se ser esmagado, tenha juízo, como é o caso de uma briga de trânsito com uma pessoa que sinaliza que está armada. Há coragem também em recuar e se conter.
Na vida pessoal, esta combinação pode indicar a possibilidade de embates desgastantes, seja como uma loja, um serviço, um ex, por exemplo. Se isto acontecer nos próximos meses, lembre-se de encontrar o ponto certo de se colocar. Muitas vezes, uma força mediadora, como um advogado, pode ajudar a melhorar a situação.
O Eclipse e você
Agora que você entendeu o que está em jogo, pode ver os assuntos que serão mobilizados na sua vida. Basta acessar o Mapa do Céu e ver qual casa do seu Mapa será destacada pelo eclipse.
Lembre-se da importância de ousar, começar coisas novas e ter persistência.
- Casa 1: hora de olhar para você, buscar perspectivas e ver qual é o preço a se pagar por abrir novos caminhos e atitudes.
- Casa 2: será que sua renda e/eu gestão financeira pode melhorar com algo até agora não tentado por você?
- Casa 3: inícios podem envolver cursos, informações, circulação, em um misto de oportunidades, mas também determinação.
- Casa 4: um novo olhar precisa ser trazido para o seu âmbito familiar e seu passado. Novas bases na sua vida precisam ser fundadas, mas que requerem firmeza.
- Casa 5: expressão e criatividade ampliados estão em jogo agora, abrindo novos campos a partir de foco e esforço.
- Casa 6: você está pronta para melhorar sua saúde, hábitos, trabalho e dia a dia com novidades, mas vai exigir persistência.
- Casa 7: novas parcerias se abrem, enquanto outras precisam ser revistas. Como buscar o novo em seus relacionamentos? Além disso, começos podem vir para seu par.
- Casa 8: você está pronto para transformar, mas precisa de coragem para gerar grandes melhoras na sua vida.
- Casa 9: a sua persistência implica em buscar novos horizontes e iniciar novas coisas na sua vida.
- Casa 10: pode haver muita visibilidade envolvendo muito trabalho, obrigando você a se organizar. Novos projetos podem estar a caminho!
- Casa 11: oportunidades a partir de novos projetos e contatos com grupos, embora tudo possa envolver muito trabalho.
- Casa 12: fazer uma faxina emocional para deixar o que é velho para trás e, portanto, abraçar novas oportunidades na sua vida pode ser muito bom.
Texto escrito por Vanessa Tuleski (vanessatuleski@gmail.com), que dá consultas astrológico-terapêuticas e foi pioneira na Astrologia brasileira ao falar do Céu geral, ao invés do tradicional horóscopo signo a signo. É idealizadora do curso "Alimentação e seu Mapa Astral" no Personare. Participa dos programas semanais de previsões astrológicas no canal do YouTube do Personare.