Aquário é o décimo primeiro e penúltimo signo da roda zodiacal. Regidos pelo planeta Urano, os nativos do signo possuem um espírito bastante questionador, ousado e voltado, muitas vezes, para temas sociais e coletivos. O planeta que rege a inovação, a tecnologia e os eventos surpreendentes espelha perfeitamente a atitude distinta de Aquário, complementando a natureza não tradicional desses visionários. Os aquarianos são grandes pensadores e idealistas por natureza, é no plano teórico das ideias que passam a maior parte do tempo. Eles costumam ter grande dificuldade para lidar com os assuntos mais práticos do cotidiano.
De todos os signos do zodíaco, Aquário é sem dúvida o mais inovador, progressista, rebelde e humanitário. Qualquer noção de retrocesso é completamente assustadora para este signo, que tem no progresso e no avanço a sua busca fundamental. Por isso, sempre procura novas maneiras de expressar o seu potencial e detesta a monotonia. Os aquarianos não apenas querem salvar o mundo, mas também têm a inteligência intelectual e técnica para fazê-lo. Vivem em busca de desafios e pode frequentemente ser encontrados planejando uma revolução ou exibindo orgulhosamente sua criatividade.
Há um profundo senso de justiça, liberalidade e imparcialidade em todos os aquarianos. Não são pessoas que agem pensando apenas neles. Isso os leva, na maioria das vezes, a estilos de vida alternativos, voltados para campanhas de solidariedade, caridade e ativismo ambiental. Eles não aceitam as coisas como são e não respeitam as autoridades apenas porque devem. Para os aquarianos o respeito surge da admiração, e quando ela não existe, serão desobedientes e transgressores para defender aquilo que pensam e acreditam.
O símbolo de Aquário é o portador da água, que pode representar os dons da verdade e das intenções puras que trazem ao mundo. Sua imagem está relacionada ao curador místico que concede água, ou vida, à terra. Aquário pode ser visualizado como um ser mítico maior que a vida, com um pé firmemente plantado no solo e outro posicionado na água. Aquário está segurando um vaso, que derrama novos fluxos de inspiração para cultivar longevidade, cura e esperança.
Os aquarianos são pessoas muito diretas e não gostam de trapaças e de coisas feitas por baixo dos panos. Alguns podem achá-los indiferentes ou frios, mas eles apenas mantêm suas emoções mais contidas do que a maioria. Os nativos desse signo têm uma personalidade muito fiel a si mesmo e prezam pela privacidade.
A liberdade é um valor fundamental para todos os aquarianos. Eles não toleram que nada e nem ninguém diga a eles como devem ser ou o que devem fazer. São pessoas que valorizam acima de tudo a sua independência e originalidade.
Muitas vezes um pouco distantes e até reservados, os aquarianos, no entanto, costumam ser muito queridos. Eles são curiosos, observadores e tolerantes em um sentido amplo. Preconceitos não existem para o aquariano típico. Embora a sua personalidade atraia uma ampla e diversa gama de amigos, no final das contas Aquário está sozinho. Eles não vão comprometer seus ideais, moral ou necessidade de liberdade e independência por ninguém, inclusive no amor.
Os aquarianos precisam de espaço e valorizam a liberdade pessoal. Qualquer tentativa de encaixotá-los provavelmente falhará. O parceiro de um aquariano deve, antes de tudo, ser o seu melhor amigo. A relação deve ser leve, descontraída e agradável, sem grandes pontos de tensão ou conflitos exagerados.
Uma das características marcantes dos nascidos sob o signo solar de Aquário é a falta de vontade de seguir um caminho já traçado. Com avanço e progresso em suas mentes, pode haver uma irreverência em relação a formas antigas e ultrapassadas de pensar e fazer as coisas. Muitos aquarianos almejam se libertar de condicionamentos pessoais e sociais. Preferem ambientes de trabalho livres, sem muitas regras ou pressão. Gostam de autonomia para executar as tarefas à própria maneira, optando muitas vezes por horários mais flexíveis e alternativos. Se dão bem em áreas ligadas ao conhecimento de forma geral, ao cuidado com o futuro e em tarefas inventivas, criativas e dinâmicas. Todo aquariano é um rebelde de coração: esses signos de ar não combinam bem com figuras de autoridade, muito menos com qualquer instituição que represente tradição e convenção de longa data. De espírito livre e excêntrico, muitas vezes você pode identificar esse signo de ar por meio de sua aparência chamativa, hobbies incomuns e atitude inconformista.
A energia do ar tem tudo a ver com a mente. Intelectuais, curiosos e profundamente sociais, os signos de ar (Gêmeos, Libra e Aquário) são apaixonados pela dinâmica interpessoal. Como o último signo de ar do zodíaco, no entanto, Aquário leva esses conceitos a um nível totalmente diferente. Em seu lado mais sombrio, aquarianos podem ficar tão focados na implementação de reformas amplas que negligenciam sua família e amigos, ganhando a reputação de serem distantes nos relacionamentos. Os aquarianos devem lembrar que o progresso sempre começa em um nível micro e defendendo a empatia e a compaixão sempre que possível.
Além disso, como um signo fixo, embora sejam muito abertos a mudanças, os aquarianos podem ser surpreendentemente teimosos. Seu idealismo é forte, mas eles podem ser muito fixos em suas opiniões. A teimosia de Aquário pode colocá-los em problemas de vez em quando. Uma vez que o aquariano está comprometido com um novo sistema ou abordagem, é difícil para ele olhar para uma situação de uma perspectiva diferente. Isso costuma ser considerado um calcanhar de Aquiles.
Em 2023, o Sol entra em Aquário na madrugada do dia 20 de janeiro e transita pelo signo até o dia 19 de fevereiro, quando ingressa na reta final do ano zodiacal. A temporada de Aquário nos deixa mais sociáveis e mais à vontade para nos expressarmos. A energia aquariana traz facilidade para fazer novas conexões com pessoas que não são do nosso círculo habitual, deixando a mente mais aberta e ativa. Aquário tem grandes vibrações de quebra de regras, o que é ótimo quando estamos nos divertindo com os amigos, mas não tão bom quando precisamos encarar burocracias e respeitar a hierarquia.
Para os signos de modo geral: contanto que tenhamos tato, esta é uma das épocas mais sociais e descontraídas do ano. Aproveite para fazer networking e conhecer novos universos. Saia da caixa e procure maneiras de ver o mundo de diferentes perspectivas.
Ascendente em Aquário
Nascidos com Ascendente em Aquário, são indivíduos inatamente lógicos, com uma tendência natural de ver as coisas de um ponto de vista objetivo. São pessoas que em um primeiro contato parecem mais frios e analíticos.
A sua capacidade de encontrar uma perspectiva independente permite que eles façam uma avaliação lógica das circunstâncias. Como vêm as coisas com clareza e imparcialidade, podem encontrar soluções imediatas para questões importantes. Têm clareza e desapego para avaliar qualquer conceito por seus próprios méritos, e não por seu apelo emocional.
São capazes de ver as coisas de uma perspectiva ampla e costumam concentrar as suas atenções em ações que possam criar o resultado ideal para a maior quantidade de pessoas.
Têm consciência do papel que desempenham dentro de sua comunidade e podem fazer uma grande contribuição envolvendo-se com outras pessoas, compartilhando suas ideias ou perspectivas de maneira aberta e receptiva a mudanças.
Extravagantes por natureza, não passam desapercebido por onde circulam. Os nativos com Aquário no ascendente, têm uma peculiaridade em suas maneiras, e alguns se vestem de maneira ligeiramente excêntrica, expressando o seu temperamento original.
Com Aquário ascendente, pode haver uma resistência à mudança que parece desmentir a natureza geralmente progressiva do nativo. Há uma inflexibilidade distinta e, às vezes, uma tendência a querer impor suas opiniões aos outros.
De olho no futuro da humanidade como um todo, algumas pessoas nascidas com o Ascendente Aquário ignoram as necessidades mais pessoais das pessoas mais próximas a elas. Eles são frequentemente atraídos por parceiros que possuem autoconfiança e ardor.
Lua em Aquário
As pessoas com Lua em Aquário são extremamente observadoras. Podem ter uma personalidade distante e até tímida. São pessoas que geralmente crescem se sentindo “diferentes”. Embora bastante sociáveis, eles costumam ser solitários no coração. Muitos têm egos fortes, ou pelo menos mecanismos de defesa poderosos, e a maioria dos aquarianos lunares fará o possível para ser a pessoa mais única e incomum que puder. Seu sentimento interior de que não se encaixam, os coloca do lado de fora, olhando para dentro.
Há um traço muito idealista e progressivo nos aquarianos lunares. No entanto esses nativos muitas vezes negam as qualidades mais irracionais das emoções como ciúme, possessividade e medo, em um esforço para estar acima do que consideram indigno. Aquarianos lunares podem ficar emocionalmente bloqueados, distantes e desapegados se não aprenderem a lidar com os sentimentos de forma saudável.
Os aquarianos lunares, geralmente, fazem amigos maravilhosos. Eles farão questão de não deixar ninguém de fora. Muitos lutarão pelos direitos dos outros e farão uma cruzada pela igualdade.
Seu desejo de independência é realmente poderoso, não importa a idade. Embora dado a acessos de raiva e comportamento obstinado na juventude, as pessoas com Lua em Aquário muitas vezes crescem sentindo que emoções confusas não são atraentes. Com pessoas próximas a eles, os nativos da Lua em Aquário podem aparentemente carecer de compaixão, pois muitas vezes esperam que os outros sejam tão independentes e desapegados quanto eles. Em relacionamentos íntimos e pessoais, no entanto, os aquarianos lunares geralmente dão aos outros muita liberdade pessoal e toleram e desfrutam de todos os tipos de particularidades nas pessoas ao seu redor.
As pessoas com Lua em Aquário raramente são pessoas volúveis, mas podem não ser confiáveis quando se trata das pequenas coisas da vida. Muitas vezes, isso é simplesmente uma afirmação de sua independência. A longo prazo, no entanto, eles são bastante constantes, pois Aquário é um signo fixo. Contanto que tenham seu próprio espaço e a liberdade de serem eles mesmos, por mais excêntrico que seja, eles são confiáveis e leais.