Quando é o Retorno de Saturno? Astrólogo explica como é viver o período

O Retorno de Saturno acontece, segundo o astrólogo André Mantovanni, entre os 28 anos e 30 anos, trazendo mudanças e desafios; saiba mais:

Por André Mantovanni

Quando é o Retorno de Saturno? Astrólogo explica como é viver o período Reprodução/Um Senhor Estagiário
Quando é o Retorno de Saturno? Astrólogo explica como é viver o período
Reprodução/Um Senhor Estagiário

O Retorno de Saturno é um tema da astrologia bastante temido e incompreendido por muita gente. Ele acontece, mais ou menos, entre os nossos 28 anos e 30 anos. Nessa época da vida, Saturno está completando uma volta inteira ao redor do Sol desde o momento do nosso nascimento. Em outras palavras, ele volta exatamente para o ponto em que estava no céu quando nascemos. Por isso o nome “retorno” de Saturno: é como se estivéssemos completando um ano de vida naquele planeta. Mas, o que podemos esperar desse período da vida?

Na astrologia, cada planeta representa uma força espiritual dentro de nós e Saturno é como aquele professor que traz lições de crescimento. Mas, ele não é um mestre doce e gentil, não! Na verdade, Saturno é como um professor rígido, que sempre exige o máximo de seus alunos. Esse planeta não se contenta com pouco, porque sabe que o nosso potencial é muito maior. Ou seja, não aceitará menos de nós. 

De repente, 30

Quando chegamos ao Retorno de Saturno é como se ele se aproximasse para nos avaliar e nos ajudar a crescer. O que fizemos até agora nessas quase três décadas de existência? Criamos bases sólidas, ou frágeis? Essa é a época em que nossas vidas começam a ganhar formas definidas e percebemos que tudo o que vivemos até o momento era apenas um treino para a vida real que está prestes a começar. É hora de crescer e assumir a responsabilidade sobre nós. 

É no Retorno de Saturno que somos desafiados a nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos. A palavra-chave dessa fase é amadurecimento, afinal é quando todas as nossas ilusões caem por terra. 


Saturno = amigo fiel

Quer mais um exemplo? Saturno é tipo aquele amigo que nos fala as verdades difíceis que ninguém tem coragem de dizer. Tudo o que for vazio ou sem sentido nas nossas vidas tende a ruir. E justamente por ser um momento de amadurecimento, ele pode ser bastante difícil, pois são nas fases de crise que podemos aprender e mudar. E esse é o grande presente que Saturno traz no seu retorno: nos dá a oportunidade de transformar a nossa vida buscando aquilo que realmente dá sentido a ela.

Ao contrário do que muita gente pensa, essa fase não traz apenas experiências negativas. É o momento de colhermos os frutos dos nossos esforços, de tudo aquilo que investimos energia e tempo. Saturno nos traz presentes que só o tempo e a paciência podem proporcionar. 

 No Retorno de Saturno somos desafiados a nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos


Tempo de renovação

Também precisamos entender esse momento como o fim de um ciclo para o início de outro. Um período de renovação interior. Por isso, apesar de não passarmos por ele ilesos, não precisamos temer o Retorno de Saturno. Essa é a fase de fazer perguntas mais profundas sobre quem somos e avaliarmos nossa história. Uma pausa para contemplarmos o caminho que trilhamos até o momento, para que, então, possamos escolher para onde seguir. 

Saturno nos traz essa possibilidade de olharmos para trás, mas, também, para frente. É verdade que suas perguntas podem ser incômodas e, certamente, nos farão olhar para os temas da vida que pretendíamos ignorar – mas, acredite: só assim nossa experiência como ser humano pode ganhar sentido.

É também com as duras lições deste professor rigoroso, ou amigo fiel, que podemos aprender a sermos gentis e amáveis com nossa própria história. Para as pessoas muito despreocupadas, Saturno ensinará a disciplina e o rigor; para as pessoas que se exigem demais, ele mostrará o caminho da compaixão. É o momento de encontrar o equilíbrio interior. Muita gente diz que a vida só começa depois dos trinta: essa nova vida é o presente de Saturno para nós.

Mais notícias

Carregar mais