Em todo o mundo, as pessoas estão cada vez mais atentas aos fenômenos astronômicos, como os eclipses e seus significados astrológicos. Essa tendência fala de uma recuperação de costumes ancestrais: o homem sempre olhou para o céu para decifrar muitas coisas e tomar decisões.
Os eclipses são fenômenos cósmicos que, antigamente, eram temidos. Se acreditava que eles alertavam sobre catástrofes, pragas, revoluções ou a queda de um império. Essa ideia surgiu devido à breve ausência do rei Sol em plena luz do dia, no caso dos eclipses solares, ou da tonalidade avermelhada da lua, nos eclipses lunares, que despertavam esse pavor nas civilizações antigas.
A palavra eclipse vem do grego "ekleipsis", que significa a ação de desaparecer. Isso é precisamente um eclipse: o desaparecimento temporário total, ou parcial, de uma estrela devido à interposição de outro corpo celeste diante dos olhos de um observador. Um eclipse solar, que ocorre durante a Lua Nova, literalmente transforma o dia em noite. Um eclipse lunar, que ocorre na Lua Cheia, parece apagar a Lua do céu.
Diferente entre eclipses na astrologia
O Sol e a Lua correspondem a fatores conscientes e inconscientes, respectivamente. Durante um eclipse, quando um dos luminares fica opaco ou escuro, gera-se uma mobilização, uma crise que pode estar ligada a um rearranjo, uma reorganização de questões vitais, que podem exigir mais atenção e energia.
- Um eclipse solar (na Lua Nova) tende a marcar começos.
- Um eclipse lunar (na Lua Cheia) marca finais, o tempo de conclusão ou culminação de certos eventos.
Eclipse solar
No entanto, um eclipse solar pode simbolizar o desaparecimento momentâneo de nosso potencial interior. Então, sentimos a ausência do poder pessoal, da vontade, da capacidade de visualizar objetivos.
O Sol é um doador de vida e energia, e seu escurecimento no céu – mesmo que por um breve período de tempo, como acontece em um eclipse – é um sinal de sua ausência. Existe uma interação entre eclipses e desvitalização, então, podemos nos sentir mais cansados, estressados ou deprimidos durante um eclipse solar.
Eclipse lunar
Já um eclipse lunar, por outro lado, nos força a verificar nosso passado (Lua) à luz da experiência atual. Assim, pode estar relacionado a confusões e momentos propícios para ocultar, promover ou ampliar “sombras” de manifestação emocional.
Durante os eclipses lunares, nossas emoções e sentimentos podem transbordar a ponto de serem claramente percebidos pelos outros. Há momentos de perturbação, desordem, perplexidade ou confusão, certo sentimento tingido de nostalgia ou pessimismo por coisas da vida que estão sendo deixadas para trás. E acontece que o que parece ser, na realidade não é.
Todos são afetados por eclipses – independente do signo
E não é apenas se o eclipse cai em nosso signo solar que ele nos afetará, uma vez que há planetas em pontos sensibilizados do mapa astral pelo fenômeno.
Nunca há menos de dois eclipses solares por ano e nunca mais de sete. O número usual de eclipses (solar e lunar) é quatro: dois do sol e dois da lua.
Eles, geralmente, ocorrem aos pares, o que significa que o eclipse da lua ocorre duas semanas antes, ou depois, do eclipse do sol. Houve anos em que não ocorreram eclipses lunares, mas todos os anos há eclipses solares. O ciclo de eclipses é repetido a cada 170 dias.
Astrologicamente, os eclipses ocorrem em um par de signos do zodíaco por cerca de 18 a 24 meses, até que concluam esse ciclo. Por exemplo, os eclipses sempre ocorrerão nas seguintes polaridades: Áries-Libra, Touro-Escorpião, Gêmeos-Sagitário, Câncer-Capricórnio, Leão-Aquário e Virgem-Peixes. Uma vez que um ciclo em um eixo de signos termina, ele retornará novamente em aproximadamente sete a oito anos.
Efeitos de um eclipse são longos
De acordo com Ptolomeu, os efeitos de um eclipse do Sol vigorarão por tantos anos, quanto as horas que durou o escurecimento do astro. Já os efeitos de um eclipse lunar serão sentidos por tantos meses a partir de quantas horas durou.
Outra teoria diz que o efeito de um eclipse é válido até que ocorra o próximo eclipse da mesma categoria. Além disso, o efeito de um eclipse não é perceptível apenas no momento de sua ocorrência, mas também notamos seus efeitos quando um planeta "ativador" (geralmente Marte) toca (por conjunção ou aspecto) o ponto do eclipse.
Durante esses períodos renda-se ao fluxo do universo e aceite que a mudança chegou. Não é o melhor momento para fazer escolhas importantes na vida ou ser impulsivo, pois você ainda não possui todas as informações. Eclipses trazem notícias em ondas, que levam algum tempo para acontecer. É por isso que, mesmo que passemos por uma crise ou desgosto, isso pode estar nos redirecionando para as melhores e mais brilhantes experiências que ainda estão por vir.