Há poucos dias do Halloween, celebrado na próxima segunda-feira (31), uma coisa aterroriza mais do que qualquer filme de terror: descobrir o lado mais sombrio do seu signo – e das pessoas que estão ao seu redor.
Autoritarismo ariano, egoísmo taurino, o desapego do geminiano... abaixo, o astrólogo André Mantovanni lista quais as imperfeições dos signos que podem deixar qualquer um de cabelo em pé! Anote:
Áries
A imagem sombria do ariano se revela em seu grande medo de ser impotente e incapaz de vencer as batalhas da vida. O autoritarismo, a cobrança excessiva e a necessidade de dominação surgem como alternativa a essa insegurança descontrolada. Em seu lado sombrio, arianos podem ser pessoas rígidas e intolerantes.
Touro
A sombra de Touro pode revelar alguém com o comportamento egoísta, enraizado em uma necessidade de autopreservação. Isso pode dotá-los de um grande espírito conservador e de apego a "verdades universais", em uma tentativa de garantir estabilidade e manter seu lugar-comum.
Gêmeos
Ceticismo, descrença, volatilidade e o desapego são algumas das características sombrias de Gêmeos. Quando não encontram a sua luz, sentem uma extrema dificuldade de firmar raízes, criar definições ou mesmo um senso de identidade. Assumem uma superficialidade fria, capaz de começar muitas coisas, mas não de terminar nenhuma delas. Tornam-se frívolos e insensíveis, incapazes de compreender os próprios sentimentos ou os das pessoas que os cercam. O pensamento lógico também se tornará castrador para os próprios desejos e emoções.
Câncer
Da sombra de Câncer emerge alguém de personalidade castradora, possessiva e destruidora. Da mesma forma, os cancerianos podem se tornar possessivos, egoístas e controladores, manipulando as outras pessoas por meio de complexos jogos emocionais. Podem estabelecer relações de dependência, inferioridade e vitimização, apresentando grande dificuldade amadurecer.
Leão
Uma vez que estão desconectados do próprio centro, os leoninos podem se tornar tiranos egoísta que governam única e exclusivamente para si, e não para o outro. Assumem um comportamento manipulador, ciumento e possessivo. Passam a tirar do outro a energia que na verdade deveria vir de dentro de si. A superficialidade é outra característica da sombra leonina, agindo de forma excessivamente crítica, julgando tudo e todos pela primeira impressão com o intuito de diminuir o brilho dos outros para que a própria luz possa parecer mais vivaz.
Virgem
A sombra de Virgem pode se manifestar através da frieza racional extrema, que o tornará incrédulo e isolado do restante do mundo, O virginiano poderá se transformar no de um juiz crítico e impiedoso, que julgará todas as coisas provocando assim um profundo sentimento de insatisfação em relação a tudo e todos. A sombra virginiana pode se manifestar ainda com um sentimento intenso de inadequação que o fará se perceber como insuficiente, gerando ainda a tendência a um comportamento rigorosíssimo consigo mesmo. Podem ainda assumir uma necessidade incontrolável de se doar e se sacrificar em nome dos outros, tendo grande dificuldade para estabelecer limites e reconhecer as próprias necessidades.
Libra
Em vez de usar as habilidades do signo para promover crescimento e harmonia, todas elas passarão a ser utilizadas para servir apenas a interesses pessoais e egoístas. Podem ficar obcecados apenas pelo estético, superficial e aparente. Quando dominado por sua sombra o libriano estimulará desavenças, desentendimentos e conflitos, sempre utilizando-se da dissimulação, plantando assim as sementes da discórdia e criando sutilmente inimizade entre as pessoas ao seu redor, para que possa garantir sua soberania. O pensamento estrategista e manipulador sempre tenderá a analisar como as pessoas ao redor podem lhe ser úteis, e ele as movimentará com cuidado, como peças de xadrez sobre um tabuleiro, sem que ninguém se dê conta de seus movimentos.
Escorpião
Quando dominados pela sombra, o poder regenerador dos escorpianos torna-se pura destrutividade; a sensualidade vira promiscuidade; o ar reservado transforma-se em prisão isoladora. Tendem a criar relações de dependência, controle e dominação, tornando-se autoritários com as pessoas ao redor. A sombra de Escorpião também carrega uma relação negativa com as próprias paixões e desejos, então é preciso tomar cuidado com comportamentos viciosos que possam ser gerados pela força escorpiana mal direcionada.
Sagitário
Sagitarianos que são dominados pela sombra terão enorme tendência ao ego inflado, se sentirão superiores aos demais, se expressarão de maneira arrogante e sofrerão de uma profunda falta de limites, agindo como se tudo pudessem fazer. Ele se percebe como o detentor do caminho correto e dos valores ideais. Agem como se fossem autossuficientes e rejeitam qualquer opinião que venha de fora. A sombra de Sagitário também dificuldade em crescer e assumir responsabilidades com a própria vida.
Capricórnio
Quando os capricornianos estão dominados pela imagem sombria em seu mundo psicológico, eles se tornarão gananciosos, avarentos e egoístas, se transformando em acumuladores frios e sem coração. Podem ainda transformar-se em pessimistas inveterados, que enxergarão apenas o lado desastroso e catastrófico de todas as situações. Isso também criará uma personalidade ranzinza, teimosa, impaciente e inflexível, que terá bastante dificuldade em lidar com ideias e estratégias diferentes.
Aquário
A sombra aquariana é aquela que perdeu por completo o contato com a realidade concreta ao redor e vive em um mundo ideal que é imaginado e racionalizado dentro de sua cabeça. Frios e calculistas, esses aquarianos serão eternos contestadores e desafiadores, buscando a desconstrução por si só, sem nenhuma empatia ou ideais elevados. Isso se expressará através da insubordinação completa a qualquer figura de autoridade. Um complexo de superioridade inabalável também poderá se instalar em sua personalidade, e ele se achará em um patamar superior ao de todos. Uma completa falta de empatia, compaixão e emotividade também pode dominá-lo, tornando-o completamente insensível.
Peixes
A sombra do pisciano é aquela que rejeita por completo o mundo objetivo, buscando refugiar-se nos mundos internos. Ele buscará de todas as formas se afastar desse nível da realidade, seja se escondendo em uma vida espiritual intensa, seja por meio do uso de substâncias psicoativas. Essa necessidade de fuga da realidade surge de um sentimento de inadequação, da falta de autoconfiança, do senso de não pertencimento, ou de uma imensa dificuldade em se sentir compreendido e conectado às outras pessoas. Isso levará o pisciano dominado pela sombra a intermináveis tentativas de anulação do eu, podendo também se expressar em um comportamento que descarta por completo as próprias necessidades e limites pessoais para se doar aos outros.