Sonhos podem render diferentes interpretações, por isso é importante desmistificar quando as cobras aparecem neles. Normalmente relacionadas a traições e maus presságios, elas também pode representar coisas boas.
O astrólogo André Mantovanni explica que há uma crença coletiva que não pode ser descartada ao interpretar o sonho com o réptil, no entanto, as referências culturais podem atribuir diferentes códigos ao bicho. “Se uma pessoa na Índia sonha com serpente, vai ser muito diferente para ela o significado do que para alguém que mora aqui no Brasil”, explica.
Como muda de pele, a cobra pode representar transformação. Além disso, pode significar agilidade e perspicácia: “Uma cobra vivendo em seu habitat natural ataca por defesa, então a maldade da serpente está ligada a uma associação [pessoal] que a gente faz de que a cobra é maldosa, suja ou traiçoeira. E não, ela é um animal que tem perspicácia, que dá o bote no momento certeiro".
Por isso, segundo o especialista, o réptil pode ser símbolo de agilidade, agressividade e cura. Assim como pode ter relação com a sexualidade ou a raiva. “Entrar em contato com esses símbolos é entrar em contato com o nosso mundo interior", analisa.
Mantovanni diz, ainda, que exatamente tudo o você sonha tem a ver com você e não com o outro. Por isso, vale fazer a lição de casa e entender, dentro das vivências individuais, o que cada sonho pode representar.