Assim como no sistema solar, na astrologia, o Sol – definido de acordo com sua data de nascimento – é o elemento central. Ele é o primeiro recurso utilizado para desvendarmos o comportamento de todos os outros planetas e signos no nosso mapa natal. O Sol é o personagem principal na composição da nossa identidade, representa o Eu. Ele é o impulso de vida, a vitalidade, a mente consciente. O astro rei é o núcleo de nossa alma, a mais íntima natureza do ser humano e expressa a natureza de nosso herói interior com uma proposta de vida.
Sua energia nos convoca a sermos nós mesmos de acordo com o signo em que está posicionado. Por isso, sempre usamos “signo solar” para designar o ponto mais luminoso do mapa natal e atribuir as características mais latentes de uma pessoa de acordo com sua data de nascimento.
O signo solar expressa quem desejamos ser e aquilo que precisamos aperfeiçoar dentro de nós;
Significado no mapa astral
No mapa, o posicionamento do Sol vai apontar o lugar em que sentimos mais força e confiança. Além das características gerais da nossa personalidade, o signo solar expressa quem desejamos ser e aquilo que precisamos aperfeiçoar dentro de nós. Ele nos revela, também, nossos talentos inatos e as nossas tendências de comportamento. Daí vem a importância de termos consciência dessa energia em nossas vidas. O signo em que o Sol está nos fala das experiências que nos energizam, dessa forma, sempre que vivenciamos situações características de nosso signo solar, ficamos cheios de força, vigor e repletos de luz.
Quando estamos distantes do nosso Sol, podemos sentir um maior desafio ao entender quem realmente somos e tomar as rédeas da vida em direção ao nosso propósito. O Sol na Astrologia vai nos mostrar de onde vem o nosso estímulo para viver e ir em busca de nossas vontades.
Outro elemento importante a ser considerado é a posição do Sol nas casas astrológicas. A sua localização revela em que área da vida a nossa personalidade irradia luz. Os temas que envolvem a casa em que o Sol se encontra, apontam para o aspecto que precisamos trabalhar e desenvolver para cumprirmos a nossa missão nessa evolução.
Significado do símbolo
Simbolicamente, o Sol é representado por um círculo com um ponto no meio. O ponto simboliza a nossa identidade e círculo, o espaço em que ocupamos. Ele está ligado ao arquétipo da consciência masculina, à energia yang e é regido pelo signo de Leão e pelo elemento fogo. Na nossa estrutura física, o Sol rege o nosso coração, a coluna, e as veias.
Na mitologia
Na mitologia grega, Hélios, o deus Sol, transitava pelo céu em sua carruagem puxada por cavalos de fogo. A sua missão era trazer luz e calor aos homens, permitindo, assim, a existência da vida terrena. Analogamente, na astrologia, ele representa a fonte de energia de todo o horóscopo, nosso fogo criador. Ele nos ajuda a reconhecer nosso valor, termos fé em nós mesmos, nos nossos talentos e potenciais.
Abaixo, leia como cada signo se energiza e manifesta o seu propósito solar:
Áries [de 21 de março a 20 de abril]
iniciando coisas, sendo dono da própria vontade, liderando, manifestando a individualidade;
Touro [de 21 de abril a 20 de maio]
Cuidando do corpo, dançando, comendo, fazendo atividades que proporcionem prazer e estabilidade;
Gêmeos [de 21 de maio a 20 de junho]
Aprendendo, se comunicando, em contato com outras pessoas;
Câncer [de 21 de junho a 22 de julho]
Cuidando do outro e de si mesmo, nutrindo, relembrando o passado com positividade, dentro de casa e com as pessoas que ama
Leão [de 23 de julho a 22 de agosto]
Se expressando criativamente, sendo notado, cuidando da aparência, sendo generoso e corajoso;
Virgem [de 23 de agosto a 22 de setembro]
Sendo útil, em contato com a natureza, organizando, analisando, planejando e agindo com praticidade;
Libra [de 23 de setembro a 22 de outubro]
Em contato com a arte, cuidando da aparência, com pessoas queridas, harmonizando tudo e todos a sua volta.
Escorpião [de 23 de outubro a 21 de novembro]
Em contato com temas ocultos, pesquisando, transformando, se aprofundando, buscando o autoconhecimento, fazendo sexo e se apaixonando.
Sagitário [de 22 de novembro a 21 de dezembro]
Viajando, conhecendo outras culturas, lendo, com práticas religiosas, estudando, descobrindo o mundo e fazendo amizades.
Capricórnio [de 22 de dezembro a 20 de janeiro]
Planejando, criando estratégias, trabalhando, tendo metas de longo prazo, sendo ambicioso, persistente e forte.
Aquário [de 21 de janeiro a 18 de fevereiro]
Conhecendo coisas novas, com a tecnologia, se envolvendo em ações humanitárias, sendo criativo e futurista, a liberdade é sua bandeira.
Peixes [de 19 de fevereiro a 20 de março]
Meditando, sonhando, entrando em contato com a espiritualidade e com a natureza, cuidando das emoções.