A quarta e última retrogradação de Mercúrio em 2023 tem início nesta quarta-feira, 13 de dezembro, no ambicioso Capricórnio.
O signo de Terra, regido pelo senhor do tempo, o disciplinador Saturno, é conhecido por seu profissionalismo, mas também tem um lado castrador.
À medida que o ano termina e os fogos de artifício do Ano-Novo se aproximam, poderemos sentir uma frustração causada por Mercúrio retrógrado, atrapalhando os planos de festa.
Também podemos sentir o peso do ano e nos cobrarmos por tudo aquilo que não tivemos tempo suficiente para concretizar. Falta de foco, de organização, de iniciativa… Mercúrio retrógrado em Capricórnio virá nos lembrar e nos cobrar.
E agora, o que fazer?
Procure ser flexível e se adaptar às novas situações. Esteja extremamente atento sobre como você se expressa, para que suas intenções não sejam mal interpretadas.
A melhor forma de aproveitar esse período é revendo a forma como analisamos, trabalhamos, iniciamos projetos e negócios, recomeçando uma vida normal quando Mercúrio ficar direto em 02 de janeiro de 2024.