Otimismo, generosidade e autoconfiança são algumas características dos nascidos em Sagitário. Muito extrovertidos, os sagitarianos podem ter essa qualidade transformada em um ponto de atenção quando o tema é paternidade. Veja na análise de André Mantovanni, astrólogo do Horóscopo na Band.
Os pais sagitarianos são figuras divertidas, espontâneas e pouco disciplinadoras. Assim como os pais de libra, podem ter dificuldade de se comprometer com regras e padrões na educação dos filhos, pois eles não seriam capazes de cumpri-las.
Normalmente, são pais que tendem a ser ausentes nas tarefas do dia a dia, assumindo o protagonismo apenas nos momentos de diversão, como propondo atividades que saem da rotina das crianças. Eles são pais que desejam incutir nas crianças a mesma curiosidade e senso de aventura que o alimenta todos os dias.
Essa flexibilidade pode, à princípio, fazer deles os melhores pais do mundo, mas é importante que eles lembrem que a sua característica volúvel, e de certa forma irresponsável, nem sempre contribui para a educação dos filhos.
Esses são pais que tendem a sobrecarregar quem exerce o papel de restringir, limitar e orientar os pequenos. Eles sabem como se divertir e encher a vida de seus filhos com aventuras e emoção. No entanto, pode haver momentos em que eles ignoram as necessidades dos filhos. Portanto, precisam buscar manter um equilíbrio entre os dois.