Para as pessoas que enxergam, os sonhos são, sobretudo, visuais. Neles, predominam as imagens que elas veem no dia a dia. Por isso, é comum que questionem se pessoas cegas sonham. A resposta é sim, pessoas com deficiência visual também sonham, mas de forma diferente.
Antes de tudo, vale lembrar que o sonho é uma atividade cerebral, ou seja, ela acontece independente de a pessoa enxergar ou não. Em seus sonhos, a pessoa cega terá uma experiência semelhante a que tem quando está acordada. Isso significa que, no sonho de alguém que não enxerga, predominarão os sons, as vozes e os aromas.
Por que a gente sonha?
Para a ciência, os sonhos são uma forma de o cérebro processar e reorganizar as informações do dia daquela pessoa. No campo esotérico, o sonho é a comunicação do nosso inconsciente com o consciente. Por meio de símbolos e códigos, ele joga luz a desejos reprimidos e questões mal resolvidas.
Ainda que seu sonho pareça absurdo, é possível entender seu significado analisando-o com profundidade. Afinal, tudo aquilo que sonhamos está muito ligado ao nosso arquivo pessoal de memória.
Quer saber mais sobre os sonhos? Confira o podcast Horóscopo na Band: