Para a astrologia, um ano novo se inicia toda vez que o Sol cruza o grau zero do signo de Áries, o primeiro signo do zodíaco. Dessa forma, passamos a viver o início de um novo ciclo que dura um período de um ano, portanto, as promessas astrológicas para 2022 passam a trazer suas influências a partir desse momento.
Em 2022, o ano novo astrológico acontece neste dia 20 de março às 12h33 (horário de Brasília) e a partir desta data que podemos considerar as indicações que o céu do Brasil revela para os próximos meses de uma maneira geral independente de nosso signo solar.
Se considerarmos Mercúrio como o astro regente dessa nova fase, podemos pensar que os assuntos mercuriais estarão em evidência: todos os tipos de comunicação, pequenas viagens, mudanças de residência, as trocas financeiras, os estudos, a curiosidade e o raciocínio claro e objetivo contarão muito em nosso cotidiano e precisarão de atenção.
Os cuidados com as fake news, os ruídos nas comunicações, a ansiedade e a pressa também serão necessários, porém, Mercúrio é um deus astrológico capaz de promover a movimentação positiva no mundo interior e ser um portador de boas notícias, e avanços em pesquisas e estudos científicos para o benefício da humanidade.
Período de iniciativas
O ano novo astrológico conta com um aspecto muito interessante para todos nós, já que ele irá se posicionar em Áries no meio do Céu marcando um período de iniciativas, liderança, estratégias e clareza de propósitos e objetivos, acentuando o poder de todos nós para fazer as coisas acontecerem. Quem sentar e esperar poderá se prejudicar, já que este é um período propício para quem age, corre atrás e não espera pelos outros para realizar uma meta. Seguiremos assistindo muitas lutas e brigas por poder, sobretudo por quem comanda altos cargos públicos, revelando uma competitividade muitas vezes agressiva.
As mudanças dentro e fora de nós serão a tônica deste ciclo
Marte, o regente de Áries em conjunção a Vênus, fazendo uma quadratura com Urano em Aquário ainda nos dará a sensação de que “tudo pode acontecer”, gerando certa instabilidade emocional e nos dando surpresas e imprevisibilidades. Será um tempo importante para evitar riscos desnecessários, já que teremos reflexos financeiros negativos nos próximos meses de conflitos mundiais. Se puder, poupe gastos, guarde suas economias e deixe investimentos maiores para o futuro.
Os próximos meses serão ainda de tensão e enfrentamentos políticos que terão influência direta nas transformações e transições do coletivo.
Urano segue em Touro (uma influência que já estamos enfrentando há alguns anos), enfatizando rupturas e mudanças de velhas relações, velhos hábitos e nos convida para a urgência de modificarmos nossa forma de ganhar dinheiro e até mesmo ter um plano “B” para as questões financeiras. O que está pré-estabelecido vai pedir muitas mudanças que não terão como ser adiadas.
Céu ao lado do povo – mas, atenção com as fake news
Outro ponto importante é o ascendente em Gêmeos desse novo céu que estará ao lado do povo, da nação e de todos os grupos que se dispuserem a reivindicar por justiça e igualdade, reclamando por direitos e melhoria. Aqui é também um alerta que reforça o cuidado com as fake news e acentua as muitas manifestações que ocorrerão por todo o País.
A lua estará em Libra em transição ao signo de escorpião, anunciando o povo em crise, mas buscando uma renovação, apostando em novas estruturas e querendo mais e mais mudanças na vida íntima e coletiva. Como essa lua estará em quadratura com Plutão, o deus das transformações, precisaremos de muita atenção e clareza nas relações com instituições financeiras, bancos, endividamento a longo prazo, questões relacionadas com moradia e habitação para não sofrermos perdas e prejuízos futuros.
A natureza, a agricultura e todos os recursos extraídos do chão poderão passar por desestabilização e gerar problemas sérios e importante. Nesse sentido, o tempo será de cuidado, pedindo maior consciência de nossa parte – menos discursos e mais ações efetivas sobretudo de proteção ao meio ambiente e ecologia.
Precisaremos de muita atenção e clareza nas relações com instituições financeiras, bancos, endividamento a longo prazo
Cuidado com a positividade tóxica
Ainda sobre Mercúrio que estará em Peixes na chegada do ano novo astrológico podemos ressaltar que sua força será muito mais de inspiração do que propriamente critério, o que pode trazer algumas dificuldades se não tivermos atenção, inclusive com certo exagero ou disseminação de boas notícias, reforçando um otimismo bobo ou até mesmo uma positividade tóxica. A conjunção de Mercúrio e júpiter amplia a capacidade de uma comunicação mais empática, a relação com o sagrado e a chegada de comunicados importantes.
No geral, teremos um ano de grandes aprendizados com o que ouvimos, lemos e o que podemos passar adiante. Por outro lado, seguiremos testemunhando acontecimentos históricos e divisores de águas que, por alguns momentos, nos trará o medo e a insegurança, mas que anuncia a chegada de uma nova perspectiva: as mudanças dentro e fora de nós serão a tônica deste ciclo.