Zé Ricardo recebe proposta do Japão e pede demissão do Vasco

Técnico deixa o Gigante da Colina em quarto lugar e invicto na Série B

Thatiana Tavares, da Band Rio

Zé Ricardo não é mais técnico do Vasco. O clube anunciou que o treinador pediu demissão na manhã deste domingo (5).

O técnico, que estava em São Januário desde o fim do ano passado, deixa o Gigante da Colina em quarto lugar na Série B, com 18 pontos e invicto após 10 jogos.

Zé Ricardo confirmou que o seu destino é o futebol japonês. Em comunicado publicado em seu perfil no Instagram, o técnico anunciou que aceitou uma proposta do Shimizu S-Pulse.

“Sobre o futuro, em um momento de tantas incertezas e indefinições, como é muito comum no meio do futebol, acabei aceitando o convite do Shimizu S-Pulse, da elite japonesa, onde ficarei pelos próximos dois anos. Um novo desafio na minha carreira, em um país tão elogiado por sua cultura e tradição”, publicou o técnico.

Na segunda passagem pelo Vasco, Zé Ricardo comandou o time por 25 jogos, com 12 vitórias, oito empates e cinco derrotas.

Na Série B, apesar da invencibilidade, o Vasco tem apenas quatro vitórias (e seis empates). As atuações do time têm motivado críticas da torcida, que não raro questionava o trabalho do treinador.

Vasco SAF e “incertezas”

Outro ponto sensível na relação de Zé Ricardo com o clube é o processo de transição do clube para se tornar sociedade anônima do futebol (SAF). Nos bastidores fala-se que o técnico não era o nome preferido dos investidores da 777 Partners, que negocia a compra de 70% da SAF vascaína por R$ 700 milhões.

Não por acaso o técnico fala em “momento de tantas incertezas e indefinições” em sua carta de despedida.

O Vasco agradeceu o treinador em uma nota divulgada pelo clube.

“O Vasco da Gama agradece o profissional por toda dedicação ao longo do período que permaneceu à frente do time profissional do Gigante da Colina. Nos últimos seis meses, Zé Ricardo e sua equipe trabalharam de forma incansável no projeto que visa o retorno à elite do futebol nacional”, publicou o Vasco.

Substituto de Zé Ricardo

Em vídeo publicado pelo clube, o gerente geral de Futebol do Vasco, Carlos Brazil, disse que a diretoria já trabalha em busca de um substituto.

"A diretoria, junto com o comitê de futebol, trabalha incansavelmente para a escolha de um novo profissional, para que a gente possa dar continuidade ao projeto e aos processos delineados para que a gente possa atingir o resultado final, que é o acesso à Série A", disse Brazil.

Junto de Zé Ricardo, deixam o clube o auxiliar Cléber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras. Os próximos treinamentos ficarão sob a responsabilidade de Emílio Faro e Daniel Félix, membros da comissão técnica permanente.

“O Vasco da Gama deseja todo sucesso ao treinador e sua equipe na sequência de suas trajetórias”, encerra o clube em comunicado.

Mais notícias

Carregar mais