Estamos sendo justos com Yuri Alberto? O atacante já foi criticado em muitos momentos da passagem pelo Corinthians. Até o próprio clube tentou apostar em outro centroavante, Pedro Raul, que custou cerca de R$ 25 milhões neste ano. E de fato Yuri não começou bem o ano. Mas rapidamente ele desenvolveu uma versão "2.0" e atingiu números bastante positivos.
Yuri Alberto tem 11 gols em 21 jogos na temporada. O detalhe que chama atenção é que 10 gols foram marcados nos últimos 15 jogos - desde que o técnico António Oliveira chegou ao Corinthians. O que mudou com a chegada do português?
De acordo com Pedro Ramiro, repórter da Rádio Bandeirantes que acompanha o Corinthians de perto, a principal mudança não foi tática, mas sim mental. “Os principais fatores são ambiente e confiança. O Yuri Alberto já disse que tem feito trabalho psicológico, um tratamento mental, para evoluir como atleta. Ele evoluiu em campo em comparação com o último ano e com o início desse ano”, analisou.
Ramiro citou um problema de ambiente que atrapalhou Yuri Alberto antes da chegada de António Oliveira. "O Yuri estava evidentemente cansado e desgastado sob comando do Mano Menezes. Principalmente depois daquele fatídico episódio, contra o São Bernardo, em que ele é chamado de burro. Isso foi o principal fator que contribuiu para o Yuri ter problema com ambiente."
Relação antiga
António Oliveira já conhecia Yuri Alberto muito antes do trabalho no Corinthians. O português foi auxiliar de Jesualdo Ferreira no Santos em 2020, quando o atacante era um Menino da Vila. A principal função de Oliveira era justamente observar os talentos revelados na base santista.
Quando chegou ao Corinthians, Oliveira indicou que Yuri Alberto teria chances para crescer de produção. "Vamos resgatar o Yuri, trazer para gente. Ele é fantástico, determinante, pode decidir um jogo a qualquer momento, comprometido na fase defensiva, inteligente em movimentos", descreveu.
Versão 2.0
Yuri fez gol na estreia do técnico António Oliveira contra a Portuguesa, e mostrou a ótima relação dos dois na comemoração. Na sequência o atacante começou a fazer gols em quase todos jogos: contra Botafogo-SP, Palmeiras, Santo André, São Bernardo, Racing-URU e Nacional-PAR.
Yuri ainda não fez gol na Série A do Campeonato Brasileiro, mas virou um dos artilheiros da Copa Sul-Americana. Fez dois gols contra o Argentinos Juniors e chegou a cinco no total do torneio.
Ele também briga por uma artilharia histórica: tem chances reais de virar o maior artilheiro da casa corintiana. Atualmente ele tem 24 gols na Neo Química Arena. Está em quarto lugar.
O artilheiro é Romero, com 32. Os dois estão em atividade no estádio e podem travar uma batalha que ajuda o Corinthians. Na terceira posição está Jô, com 30 gols. E o vice-artilheiro é Róger Guedes, com 31.
Destaque sub-23
Pode não parecer, mas Yuri Alberto tem apenas 23 anos. E ele se destaca entre os jogadores que têm essa idade ou menos.
Entre os jogadores das principais ligas do mundo, Yuri Alberto é o quarto maior artilheiro. Tem 77 gols na carreira. Apenas Phil Foden (87), Vinicius Jr. (101) e Haaland (252) têm mais gols que ele.
E em breve Yuri pode assumir a liderança dessa tabela, pois os três vão completar 24 anos até o final de julho. O corintiano só fará 24 no ano que vem.
No Brasil, desde a chegada de António Oliveira, o atacante é o jogador sub-23 com mais participações em gols, 12 (11 gols e uma assistência). A média impressiona: ele precisa de apenas 97 minutos para participar de um gol.
Yuri Alberto superou Ronaldo
Recentemente Yuri Alberto superou os gols de Ronaldo no Corinthians. Em final de carreira o "Fenômeno" fez 35 gols em 69 jogos pelo Timão.
Yuri Alberto precisou de muito mais jogos, 113, mas conseguiu chegar aos 37 com a boa fase atual.
Estamos sendo justos?
É verdade que Yuri Alberto tem sido irregular no Corinthians. Mas agora ele comprovou que, dentro de um ambiente favorável, pode se destacar com mais frequência. A chegada de António Oliveira fez justiça com Yuri Alberto.