Proibida de usar o próprio nome na Olimpíada de Tóquio, a Rússia não se deixou abalar e usou a sigla do nome do Comitê Olímpico Russo (ROC, em inglês) para alavancar uma campanha de incentivo aos atletas.
O que era para ser uma punição, acabou se transformando numa alavanca de publicidade estatal. São vídeos carregados de patriotismo e um pitada de provocação.
A versão da famosa música da banda Queen faz um trocadilho com a sigla ROC, que em inglês significa Comitê Olímpico Russo. A tradução do refrão com o trocadilho seria "Nós Vamos Detonar Você" (We Will ROC You).
O país foi proibido de usar o próprio nome na Olimpíada depois que uma investigação revelou, em 2015, que o próprio governo russo estava por trás de um grande programa de doping dos atletas.
A revolta da comunidade internacional foi grande e houve muita pressão por uma punição exemplar. A Olimpíada de Tóquio poderia servir de exemplo, mas não serviu. O castigo foi considerado brando demais.
A bandeira e o hino russo também estão banidos da Olimpíada. Mas o Kremlin reagiu. Grafites da campanha se espalharam pelas paredes de Moscou. Até a porta-voz do Ministérios das Relações Exteriores entrou na onda: divulgou um vídeo treinando boxe com um boneco com a palavra "imprensa" escrita, e dizendo que o mais importante é o orgulho que os atletas possuem.
A performance dos atletas em Tóquio também ajuda. Até esta quinta (5), são 16 ouros, colocando o Comitê Olímpico Russo na sexta colocação do quadro de medalhas.