Ponte Preta e Ituano não jogaram neste domingo (17), mas ambos foram rebaixados matematicamente para a Série C, por causa de outros resultados. CRB e Chapecoense, que também corriam risco de cair, conseguiram vitórias importantes para a tabela de classificação da Série B.
O CRB enfrentou o Santos na Vila Viva Sorte, em jogo que deveria ser de festa pelo título da Série B, conquistado pelo Peixe. No começo até houve uma celebração simbólica, em que a camisa 10 foi exibida de volta, e as faixas da torcida foram viradas. Mas depois só deu CRB.
Aos 16 minutos, Facundo Labandeira recebeu um belo passe, ficou de frente para Brazão e finalizou com sucesso para o gol. Aos 20 minutos do 2º tempo, Anselmo Ramon tocou de cabeça para Kleiton tocar na saída do goleiro e aumentar a vantagem. A vitória por 2 a 0 deixou o CRB com 42 pontos.
Já a Chapecoense sofreu mais, pois enfrentou o Coritiba em casa e levou o primeiro gol da partida. Josué marcou de pênalti no 1º tempo. Mas o time catarinense reagiu no 2º tempo e fez gols com Perotti, de cabeça, e Tárik, em chute de longe e desviado. A vitória por 2 a 1 deixou a Chape com 44 pontos.
A Ponte tem 38 pontos. O Ituano tem 37. Só falta uma rodada para a Série B acabar. Então as duas equipes paulistas caíram para a Série C com uma rodada de antecedência.
Além desses dois times, Brusque e Guarani já tinham caído também, em rodadas anteriores. Na manhã deste domingo, as duas equipes se enfrentaram, com vitória do time catarinense, por 2 a 1.