“Tudo o que eu quero no Natal é você”, foi assim, citando a letra da cantora Mariah Carey, que o Barcelona anunciou no dia 25 de dezembro do ano passado que o atacante Vitor Roque havia se juntado ao elenco catalão.
Agora, menos de nove meses depois, o brasileiro ainda não foi escrito para a disputa da próxima temporada do Campeonato Espanhol. O Barcelona tenta vender o atleta em um mercado europeu pouco interessado para recuperar pelo menos parte do investimento milionário feito.
Vitor Roque foi contratado pelo Barça por 35 milhões de euros (cerca de R$ 210 milhões) em julho do ano passado, com apresentação prevista para janeiro. Com contrato até junho de 2031 e multa rescisória de 500 bilhões de euros (mais de R$ 2 bilhões), o atacante era visto como o provável sucessor de Robert Lewandowski no comando de ataque da equipe.
Não foi isso o visto em 2024. Na verdade, pouco foi visto de Vitor Roque com a camisa do Barcelona. Foram apenas 16 partidas disputadas, apenas duas começando como titular, e dois gols. Em média, ele jogou 22 minutos por jogou com a camisa grená.
Se em janeiro havia a expectativa de que o “El Clasico” da temporada 2024/2025 marcaria o duelo de Endrick e Vitor Roque na Europa, dificilmente a previsão será cumprida. O Barcelona planeja negociar o atacante ainda nesta janela, tanto que nem o inscreveu entre os jogadores que vão disputar a “La Liga”.
Resta saber quem topa pagar pelo jogador. O Barça tenta uma negociação de ao menos 30 milhões de euros (cerca de 180 milhões) para recuperar parte do valor investido, mas encontra dificuldades de encontrar clubes interessados em fazer a aposta. O futuro de Vitor Roque precisa ser decidido até o dia 30 de agosto, quando fecha a janela espanhola.