Vinicius Júnior voltou a sofrer racismo na Espanha. Em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, o Real Madrid perdeu para o Valencia por 1 a 0, e o brasileiro foi vítima de insultos da torcida rival. Nos minutos finais, o atacante ainda foi expulso.
Depois do ocorrido, Vinicius Júnior protestou. O astro brasileiro foi às redes sociais, criticou La Liga e sugeriu até que pode mudar de time – veja mais abaixo o post.
Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui - Vinicius Júnior.
Aos 25 minutos da segunda etapa, Vinicius se dirigiu para o setor atrás do gol do Valencia, ocupado por torcedores dos donos da casa, apontou para alguns torcedores e os acusou de racismo: "Esse, esse. Foi você!". Indignado, o jogador alertou o árbitro e denunciou as ofensas racistas, mas a partida seguiu.
Segundo o jornal Marca, Vini Jr. ainda teria dito que não queria mais jogar, sendo contido por Gaya, capitão do Valencia. Contrariado, o camisa 20 continuou em campo por decisão do técnico italiano Carlo Ancelotti. Ele, no entanto, foi expulso na reta final, aos 52 minutos.
Ao final da partida, em confusão generalizada, Vinicius acertou um golpe no rosto de Hugo Duro e terminou punido com o cartão vermelho depois de revisão ao VAR.
Vinicius Júnior também publicou em protesto nos stories do Instagram. “O prêmio que os racistas ganharam foi a minha expulsão! Não é futebol, é La Liga (menção para Liga Espanhola)”.