Vini Jr. já sofreu 10 agressões racistas na Espanha; veja denúncias

Vinicius Júnior foi alvo de 10 episódios de racismo desde 2021 na Espanha; veja um levantamento

Da redação

Vini Jr. já sofreu 10 agressões racistas na Espanha; veja denúncias
Vini Jr. já foi alvo de 10 agressões racistas na Espanha
Juan Medina/Reuters

Vítima de racismo mais uma vez, Vinicius Júnior foi alvo de 10 episódios de preconceito e ódio desde 2021 na Espanha. O levantamento foi feito pelo jornal espanhol “Marca".

O episódio mais recente aconteceu no último fim de semana. O brasileiro do Real Madrid foi chamado de “macaco” por torcedores do Valencia e ainda acabou expulso – veja linha do tempo do caso de racismo com Vini Júnior.

Até o momento, nenhum clube envolvido nas ofensas sofreu medidas disciplinares desportivas. Os episódios anteriores foram arquivados ou estão em curso nos tribunais – o próprio Vini Jr. listou os ataques e cobrou as autoridades.

Agressões racistas contra Vini Jr.

Barcelona x Real Madrid (24 de outubro de 2021)

Torcedores do Barça chamaram Vini Júnior de "macaco" no Camp Nou. Na ocasião, La Liga apresentou uma denúncia à Fiscalía de Odio de Barcelona, mas o caso foi arquivado. As autoridades alegaram que não conseguiram identificar os criminosos.

Mallorca x Real Madrid (14 de março de 2022)

Torcedores imitaram sons de macacos na chegada do Real Madrid ao estádio, e as ofensas ao brasileiro seguiram nas arquibancadas. La Liga apresentou denúncia à Fiscalía de Odio de Baleares, mas o caso foi arquivado.

Atlético de Madrid x Real Madrid (18 de setembro de 2022)

Na semana do dérbi de Madri em setembro do ano passado, um empresário disse na TV espanhola que o brasileiro precisava parar de fazer “macaquice”. O episódio repercutiu bastante e reverberou no clássico.

No dia do jogo, racistas cantaram: "Eres un mono, Vinicius eres un mono", que significa “você é um macaco, Vinicius você é um macaco".

Valladolid x Real Madrid (30 de dezembro de 2022)

Contra o time de Ronaldo Fenômeno, Vini Júnior foi chamado de “negro de merd*”. Após esse episódio, La Liga fez uma denúncia em três frentes: Comissão Antiviolência, Comitê de Competição e diretamente no Tribunal nº 4 de Valladolid. Os responsáveis pelos insultos foram identificados.

O Valladolid, por sua vez, abriu processo contra 11 torcedores e tirou os ingressos da temporada do grupo em questão.

Véspera de Real Madrid x Atlético de Madrid (26 de janeiro de 2023)

Um grupo de ultras do Atlético de Madrid simulou o enforcamento de um boneco com a camisa de Vinicius Júnior horas antes do dérbi pela Copa do Rei, em janeiro deste ano. “Madri odeia o Real”, dizia a frase colocada junto do boneco.

La Liga apresentou uma denúncia ao Tribunal de Instrução nº 28 de Madri, e as autoridades ainda tentam encontrar os responsáveis pela ameaça.

Mallorca x Real Madrid (5 de fevereiro de 2023)

Já em fevereiro, novamente contra o Mallorca, Vinicius Júnior foi chamado de macaco. “Vinicius, macaco. Você é um p*** macaco”. O autor foi identificado, e o Mallorca o proibiu de entrar no estádio por três anos.

Osasuna x Real Madrid (18 de fevereiro de 2023)

O atacante brasileiro ouviu insultos racistas das arquibancadas. O caso foi denunciado nos tribunais de instrução de Pamplona, mas ninguém foi identificado até o momento.

Bétis x Real Madrid (5 de março de 2023)

Vini Jr foi chamado de macaco por pessoas que estavam nas arquibancadas do Benito Villamarín. La Liga também apresentou uma denúncia.

Valencia x Real Madrid (21 de maio de 2023)

No último fim de semana, Vini acusou a torcida de o chamar de macaco no segundo tempo. O caso ganhou repercussão mundial, causou revolta de brasileiros e fez o Real cobrar as autoridades. O Valencia, por sua vez, condenou "atos isolados" de alguns torcedores no Mestalla.

Mais notícias

Carregar mais