Esporte

Portuguesa fica sem divisão nacional de novo; veja mais times na mesma situação

Veja o que aconteceu com Paulista, Boa Esporte, Tuna Luso e outros times que já foram campeões nacionais, mas estão em crise

Por Allan Brito

Portuguesa fica sem divisão nacional de novo; veja mais times na mesma situação
Divulgação

É um problema recorrente no Brasil: centenas de times ficam sem divisão no segundo semestre. Eles não se classificam sequer para a Série D do Campeonato Brasileiro. Até mesmo equipes tradicionais, que já disputaram a Série A ou venceram a Série B, têm essa dificuldade. Em 2024 isso vai se repetir.

A classificação para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro acontece nos estaduais do ano anterior. Portanto muitos times que foram mal nos estaduais de 2023 já sabem que não terão calendário durante todo o próximo ano.

É possível usar diferentes critérios para apontar uma equipe como "tradicional". Mas em qualquer critério dá para encontrar times com dificuldades para 2024.

Times que disputaram a Série A na "era dos pontos corridos"

A "era dos pontos corridos" começou em 2003. Tem times que disputaram a Série A desde então e agora estão sem divisão.

Portuguesa: a Lusa já está se acostumando a ficar sem divisão. Desde 2018 disputou a Série D apenas uma vez. Em 2023 o time não garantiu a vaga via estadual e ainda decepcionou na Copa Paulista: foi eliminado pelo Grêmio Prudente, time da Série A3 Paulista. Dessa forma só vai disputar a Série A1 do Paulista em 2024.

Santa Cruz: é a maior novidade nessa lista. O time esteve na Série A em 2016, mas sofreu rebaixamentos e não conseguiu a vaga na Série D através do Campeonato Pernambucano. Depois disso até disputou a Série D deste ano, mas foi eliminado na primeira fase.

São Caetano: o Azulão já foi vice-campeão brasileiro e da Libertadores. Mas em 2023 caiu para a 3ª divisão paulista. Também disputou a Copa Paulista, em que poderia conseguir a vaga na Série D, mas foi eliminado com uma campanha terrível na primeira fase.

Paraná Clube: é um time que esteve na Série A em 2018, mas sofreu seguidos rebaixamentos, inclusive no Campeonato Paranaense. Em 2023 disputou a segunda divisão estadual e não conseguiu subir.  

Joinville: é outro time que esteve na Série A há pouco tempo, em 2015, mas não consegue se reorganizar. Sofre com problemas financeiros e, neste ano, correu risco de rebaixamento no Campeonato Catarinense.

Grêmio Barueri: esse time vive um momento ainda pior, pois está licenciado - ou seja, ainda existe o registro Federação Paulista, mas não disputa competições profissionais. Existem boatos de retorno às atividades em 2024 na última divisão paulista.

Times que já foram campeões nacionais

Entre as equipes que já conquistaram títulos nacionais, o maior destaque negativo vai para o Paulista, que foi campeão da Copa do Brasil em 2005. Em 2023 o time de Jundiaí caiu para a recém-criada quinta divisão paulista.

Existem também times que venceram a Série B do Campeonato Brasileiro e estão sem divisão nacional:

Campo Grande-RJ (4ª divisão estadual)
Uberlândia (subiu de volta para a 1ª divisão neste ano)
União São João de Araras (4ª divisão estadual)
Gama (1ª divisão do DF)

Tem também equipes que venceram a Série C do Campeonato Brasileiro e estão sem divisão nacional:

União Barbarense (4ª divisão estadual)
Boa Esporte (2ª divisão estadual)
Macaé (3ª divisão estadual)
Tuna Luso (1ª divisão estadual)
Oeste (2ª divisão estadual).

E tem 3 times que venceram a Série D e estão sem divisão nacional:

São Raimundo-PA (2ª divisão estadual)
Guarany de Sobral (atividades suspensas)
Tupi (2ª divisão estadual)

Times que são grandes campeões estaduais

Alguns clubes nunca tiveram tanto destaque nacional, mas são protagonistas em seus estados. Porém foram mal em 2023 e ficarão sem divisão em 2023.

A novidade nesse grupo é o Campinense, que até disputou a Série C recentemente, mas foi muito mal no Campeonato Paraibano - em que é o 2º maior campeão, com 22 títulos.

Já o Nacional é o maior campeão amazonense e mesmo assim está fora das divisões do Campeonato Brasileiro de 2024. O mesmo se repete em estados de menos tradição, com Rio Branco-ES, Mixto-MT, Operário-MA e Palmas-TO - todos sem divisão nacional.

Times que já tiveram destaques em grandes estaduais

Existem alguns times que são apontados como tradicionais porque já tiveram bons momentos em campeonatos estaduais importantes.

É o caso do Mogi Mirim, por exemplo, time que está sem divisão e caiu para a 5ª divisão paulista em 2023.  

Algo parecido acontece com o Bangu, que é muito querido no Rio de Janeiro. O time está na primeira divisão, mas não conseguiu vaga para a Série D de 2024.

No Ceará o Icasa viveu uma grande fase em competições nacionais no começo do século, mas agora está na 2ª divisão estadual

Sem divisão por enquanto, mas é possível reverter

Alguns clubes tradicionais estão sem vagas garantidas na Série D de 2024, mas ainda podem mudar isso.  

No Rio de Janeiro o tradicional Olaria disputa a Copa Rio e pode conquistar uma vaga para a Série D. O campeão escolhe se prefere disputar Copa do Brasil ou Série D. O vice fica com a vaga restante. Por enquanto o Olaria está nas quartas de final e vai enfrentar o Nova Iguaçu.

No Maranhão o tradicional Moto Club não tem divisão para 2024. Ele ainda deve disputar a Copa FMF, que dá vaga para a Série D, mas ainda não tem data para começar.

Mais notícias

Carregar mais