Depois de Vinicius Júnior (eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa) e Endrick, a nova joia do futebol brasileiro é Estêvão. Vendido ao Chelsea em operação que pode ultrapassar R$ 350 milhões, o atacante foi o principal jogador do Palmeiras na temporada, mesmo aos 17 anos, e mostrou por que é colocado como possível sucessor de Neymar.
Em sua primeira temporada completa como profissional, Estêvão foi o jogador com mais participações em gol no Brasileirão. Ele contribuiu diretamente em 22 gols, com 13 bolas na rede e nove assistências.
O canhoto superou nomes como Rodrigo Garro (Corinthians), Yuri Alberto (Corinthians), Hulk (Atlético-MG) e Lucas Moura (São Paulo), e ainda bateu um recorde de Neymar.
O astro da Seleção Brasileira e do Al Hilal era o jogador com mais participações em gols em uma edição de Campeonato Brasileiro antes de atingir a maioridade: foram 16 participações diretas de Neymar em 2009. Ou seja, Estêvão superou o craque revelado pelo Santos comparando as duas temporadas de estreia.
As atuações renderam elogios de Neymar. O astro parabenizou Estêvão após o garoto bater seu recorde e disse, em um evento nos Estados Unidos, que o ponta direita do Verdão o empolga no futebol atual.
Acho que é um grande talento que vem surgindo hoje no futebol brasileiro. Acho que ele [Estêvão] vai ser um gênio - Neymar.
Em números, Neymar e Estêvão fizeram temporadas bem similares em suas estreias no futebol brasileiro – confira abaixo.
Neymar com 17 anos (1ª temporada como profissional)
- 48 jogos
- 14 gols
- 9 assistências
Estêvão com 17 anos (1ª temporada como profissional)
- 45 jogos
- 15 gols
- 10 assistências
Estêvão 'bomba' após gols e convocação
Convocado para a Seleção Brasileira aos 17 anos, Estêvão também explodiu entre os brasileiros com as atuações de destaque pelo Palmeiras na temporada.
Segundo dados do Google Trends (confira no gráfico acima), ele entrou no radar dos usuários e teve o pico de buscas em 7 de julho deste ano, justamente quando teve uma atuação de gala diante do Bahia. O Palmeiras venceu o Tricolor por 2 a 0 na ocasião, com uma bola na rede do atacante.