O dia 16 de dezembro está na história do Corinthians. Foi nesta data, em 2012, que o Timão bateu o Chelsea por 1 a 0 e levantou a taça do Mundial de Clubes, sendo o último clube fora da Europa a conseguir o feito mesmo 12 anos depois.
Apesar de mais de uma década da conquista, cinco jogadores que entraram no jogo com a camisa alvinegra naquele seguem em atividade.
Veja que fim levou cada jogador do Corinthians campeão mundial de 2012
Cássio
Um dos maiores ídolos da história do clube. Cássio seguiu mais 12 anos no Timão. O goleiro acabou encerrando o seu vínculo com o clube no meio de 2024, indo para o Cruzeiro.
Alessandro
Um dos maiores vencedores com a camisa do Corinthians, o responsável por levantar a taça do Mundial se aposentou em 2013. Ele voltou ao Timão como gerente de futebol entre 2021 e 2023.
Chicão
O zagueiro é outro que voltou ao Timão após a aposentadoria. Ele é atualmente o coordenador das categorias de base do clube.
Paulo André
O defensor, conhecido tanto pela qualidade na zaga quanto pelos posicionamentos fora do campo, é outro que se aventurou como dirigente após a aposentadoria, em 2015.
Ele trabalhou como diretor interino da SAF do Cruzeiro até o meio do de 2024.
Fábio Santos
O lateral-esquerdo se aposentou dos gramados em 2023, no próprio Corinthians. Depois disso, ele virou comentarista esportivo.
Ralf
Mesmo com 40 anos, o volante segue em atividade. Ele atuou pelo Vila Nova na Série B deste ano. Apesar disso, seu futuro é incerto. Ele ficou de fora da reta final do campeonato após uma grave lesão no ombro.
Paulinho
O outro volante daquele time campeão se aposentou neste ano, no próprio Timão. Após retornar ao clube, o jogador lidou com graves lesões, pouco atuando.
Danilo
Conhecido pelas boas atuações e o futebol cadenciado, o meia encerrou a carreira em 2019, e busca se firmar como treinador.
Ele foi técnico da equipe sub-20 do Timão até junho de 2024.
Emerson Sheik
O folclórico, e talentoso, atacante se aposentou também no Corinthians, em 2018. No momento, ele trabalha como comentarista esportivo.
Jorge Henrique
O ponta mostra que continua com o fôlego incansável que mostrava na época de Timão. O atacante segue atuando aos 42, conquistando a Série B do campeonato piauiense neste ano com o Piauí.
Paolo Guerrero
Autor do gol do título, o peruano segue em atividade no futebol. Com 40 anos, ele jogou esta temporada pelo Alianza Lima, do Peru.
Burrito Martínez
O argentino, que jogou a reta final daquela partida, segue oficialmente atuando, mas não consegue fechar um contrato profissional desde 2022. Ele hoje se dedica mais a uma marca de churros.
Wallace
O zagueiro, que entrou no minuto final do mundial, também continua jogando. Ele foi anunciado como reforço para o Londrina em 2025.
Tite
O comandante daquele elenco também segue trabalhando, apesar de estar sem emprego no momento.
Após comandar a Seleção Brasileira em duas Copas, o técnico treinou o Flamengo em 2024, sendo demitido após uma passagem marcada pelo futebol pouco vistoso e brigas com o atacante Gabigol.