O Palmeiras conquistou o tricampeonato brasileiro sub-20 na última segunda-feira (30), reforçando o poder de sua categoria de base, considerada uma das principais do Brasil atualmente. A vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, no Allianz Parque, aconteceu sob olhares de Abel Ferreira e destacou alguns jogadores do time de garotos.
Classificado para a Libertadores sub-20 da próxima temporada com o título nacional, o Palmeiras terminou o Brasileirão da categoria com 16 vitórias, três empates e quatro derrotas em 23 partidas. No total, foram 59 gols marcados e 26 sofridos.
A seguir, veja jogadores que se destacaram no título palmeirense e que podem ganhar chances no time principal num futuro próximo.
Gilberto (lateral-direito)
Um dos líderes do time sub-20 do Palmeiras é o lateral-direito Gilberto. Ele está no clube desde os 11 anos, passou por todas as categorias e chama atenção pelo apoio ofensivo e qualidade na bola parada. No jogo de ida da decisão do Brasileirão (2 a 2 em BH), Gilberto cobrou uma falta que resultou em um tento e fez o outro gol palmeirense. Recentemente, ele foi elogiado por Abel.
“O Gilberto tem muita qualidade, ainda bem que contratamos o Giay, os dois (Mayke e Marcos Rocha) estão machucados. Felizmente temos o Giay, está preparado, o garoto também tem 20 anos. Podemos ter ele sim, o Gilberto. Eles têm final do Brasileirão sub-20. Pode ser que sim, mas ele tem jogo na outra segunda-feira [ontem]”, disse Abel, em setembro.
Coutinho (volante)
Autor de dois gols na vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, Coutinho mudou de segundo volante para camisa 5 e foi o único jogador do Verdão a disputar todos os jogos do Brasileirão sub-20 nesta temporada.
Internamente, é visto como um atleta versátil, de bastante mobilidade e com capacidade para fazer gols de cabeça – foram dois na final, mesmo sendo mais baixo do que a média dos companheiros.
Allan (atacante)
Autor de um gol e uma assistência na decisão no Allianz, Allan tem se destacado como um dos principais nomes do ataque palmeirense no sub-20. Canhoto, ele é titular absoluto do time campeão e mostra seu valor com bom passe e assistências, além do faro de gol.
Luighi (atacante)
O atacante Luighi é um dos nomes mais conhecidos do time sub-20 do Palmeiras. O atacante já foi relacionado para jogos com Abel Ferreira e tem um gol no profissional, contra o Flamengo, pelo Brasileirão.
Ele está desde os 10 anos no Palmeiras e foi campeão em todas as categorias de base do Alviverde. Luighi ainda compõe o "quarteto de bilhão" do clube, ao lado de Endrick, Luis Guilherme e Estêvão – o trio já foi negociado com clubes da Europa.
Thalys (centroavante)
Artilheiro do Brasileirão sub-20 com 15 gols, Thalys foi um dos destaques do torneio de base e, por isso, teve o contrato renovado com o Verdão até julho de 2028.
Ele chegou ao clube em 2021, junto ao CRB, e se transformou no goleador do time paulista ao mudar de meia-atacante para a posição de centroavante.
Riquelme Fillipi (atacante)
Destaque no Sul-Americana sub-17 com a Seleção Brasileira, Riquelme Fillipi ganhou espaço no time sub-20 depois de boas apresentações nas categorias de base.
Ele também é uma das principais joias do clube e já tem uma proposta de 6 milhões de euros (cerca de R$ 36 milhões, na cotação atual) do Nottingham Forest, da Inglaterra.