Não foi de virada, mas o Vasco conseguiu uma classificação heroica na Arena da Baixada nesta quarta-feira (11) com um jogador a menos desde o primeiro tempo, o Cruz-Maltino perdeu por 2 a 1, mas avançou na disputa de pênaltis.
Cuello e Zapelli fizeram os gols do Furacão no tempo regulamentar, enquanto Vegetti marcou o gol vascaíno.
O jogo
Precisando de dois gols para avançar direto, o Athletico começou a partida pressionado a defesa vascaína, principalmente em avanços pelo lado esquerdo do campo.
A pressão surtiu efeito aos 16 minutos. Cuello recebeu cruzamento na segunda trave, dominou no peito e acertou belo chute para abrir o placar.
A jogada se repetiu aos 31 minutos, com cruzamento no segundo pau para Cuello. Só que dessa vez o jogador decidiu tocar de cabeça, fazendo uma verdadeira “ponte aérea” para Zapelli subir e escorar para as redes.
A situação ficou ainda mais dramática aos 38 minutos. Rayan agrediu Esquivel durante discussão. O VAR flagrou o lance e o vascaíno recebeu o vermelho.
Quando tudo parecia perdido, Vegetti apareceu para salvar o Cruz-Maltino mais um vez. Lucas Piton fez cruzamento longo da esquerda, e o argentino provou mais uma vez que é um dos maiores cabeceadores da atualidade ao vencer o marcador e balançar as redes.
O Furacão voltou determinado a fazer o terceiro gol na segunda etapa, tanto que obrigou duas grandes defesas do goleiro Leo Jardim logo nos dois primeiros minutos de jogo.
O tom do jogo seguiu o mesmo por toda a etapa final, mas o Athletico errou demais no último passe, não conseguindo grandes finalizações. Já o Vasco tentava segurar a bola com Vegetti na frente, mas pecava demais nos lançamentos, devolvendo a bola para o rival.
Sem sucesso nos dois lados, a classificação foi decidida nos pênaltis.
Na disputa na marca da cal, Leo Jardim defendeu o pênalti de Canobbio, enquanto o Vasco não perdeu nenhum. Na cobrança decisiva, Vegetti bateu firme no meio do gol para dar a classificação.
O Vasco agora espera o vencedor do duelo entre Atlético-MG e São Paulo, que ocorre na quinta (12).