Adversária de Bia Haddad nas quartas de final do US Open 2024, que acontece nesta quarta-feira (4), às 13h (de Brasília), Karolina Muchova (52ª do ranking da WTA) sofreu um comentário preconceituoso depois de vencer a japonesa Naomi Osaka, na segunda rodada do Grand Slam de Nova York. A tcheca foi criticada por “querer jogar igual aos homens" pela ex-tenista Chris Evert.
Dona de 18 títulos de Grand Slam, Evert se desculpou pelo comentário de gênero. A norte-americana de 69 anos foi criticada por personalidades do tênis como Ons Jabeur e Nick Kyrgios. “Podemos, por favor, parar de estereotipar com base no gênero?”, disse a tunisiana Ons Jabeur.
Depois da repercussão, Chris Evert se desculpou e disse que talvez pudesse ter se expressado de uma maneira melhor. “Peço desculpas se ofendi vocês, certamente não foi minha intenção. A força, a mobilidade e o físico melhoraram muito, e muitas mulheres que entrevistei têm ídolos homens”, disse Evert, que é comentarista da ESPN.
Depois do ocorrido, a número 52 do ranking falou sobre o tema. Ela foi perguntada sobre o comentário de Evert após uma vitória no US Open.
Não acho que jogo como um homem. Não sei o que dizer sobre isso. Não sei exatamente o que Evert disse, mas obviamente tive inspiração de jogadores como Roger Federer ou Novak Djokovic para desenvolver o meu jogo, gosto de seguir o que eles fazem. Ainda assim, eu não estava preparada para responder essa pergunta - Karolina Muchova.
Muchova, ex-número 8 do mundo, fez uma grande temporada em 2023. A tcheca foi vice-campeã em Roland Garros e semifinalista no US Open no ano passado.
Bia Haddad x Karolina Muchova
- Data: Quarta-feira, 4 de setembro de 2024
- Horário: 13h (de Brasília)
- Local: Estádio Arthur Ashe, em Nova York
- Onde assistir: Sportv 3, ESPN 2 e Disney+