O ano de 2024 teve muitas mudanças entre os campeões do UFC: das 11 categorias de peso, 6 trocaram de campeões. Em uma delas teve até duas mudanças. Não surgiu um novo campeão brasileiro, mas Alex Poatan e Alexandre Pantoja mantiveram o domínio em suas categorias.
Seis mudanças
Peso médio: Dricus Du Plessis
O sul-africano virou o novo campeão ao derrotar Sean Strickland, no UFC 297, em janeiro. Depois, ele ainda defendeu o título contra Israel Adesanya, em agosto. Agora tem revanche marcada contra Strickland, para fevereiro.
Peso galo feminino: Raquel Pennington e Julianna Peña
Foram duas mudanças. Primeiro o cinturão estava vago e foi disputado entre Raquel e a brasileira Mayra Sheetara. Raquel venceu em janeiro. Mas foi superada em outubro, contra Julianna, no UFC 307.
Peso pena: Ilia Topuria
Topuria impressionou o mundo ao nocautear o campeão Alexander Volkanovski no UFC 298, em fevereiro. Depois, em outubro, ele enfrentou outro grande adversário, Max Holloway, e venceu novamente por nocaute.
Peso meio-médio: Belal Muhammad
Belal derrotou Leon Edwards no UFC 304, em julho, mesmo lutando na casa do inglês. Ele ia tentar defender o cinturão neste mês, contra Shavkat Rakhmonov, mas sofreu uma infecção e ficou fora.
Peso galo: Merab Dvalishvili
Merab superou Sean O'Malley no Noche UFC, em setembro. Agora ele tentará defender o cinturão contra Umar Nurmagomedov.
Peso mosca feminino: Valentina Shevchenko
Valentina já foi campeã dominante dessa categoria, mas acabou superada por Grasso em 2023. Depois elas empataram na primeira revanche. E na trilogia, deu Shevchenko, também no Noche UFC.
Brasileiros não perderam os cinturões do UFC
Alex Poatan e Alexandre Pantoja foram mais ativos que a média e continuaram campeões.
Poatan colocou o cinturão em jogo três vezes e venceu todas lutas - contra Jamahal Hill, em abril; contra Jiri Prochazka, em junho; e contra Khalil Rountree Jr., em outubro.
Pantoja colocou o cinturão em jogo duas vezes e também venceu: derrotou Steve Erceg, em maio; e Kai Asakura, em dezembro.
Além deles, outros campeões não perderam os cinturões. No peso pesado tem dois campeões atualmente e ambos venceram seus confrontos. Jon Jones bateu Stipe Miocic e segue como dono do cinturão linear. E Tom Aspinall é o campeão interino, posto mantido após derrotar Curtis Blaydes, em julho. A tendência é que Jones e Aspinall se enfrentem em 2025.
No peso leve e no peso palha feminino os campeões também foram mantidos: Islam Makhachev derrotou Dustin Poirier em junho; e Weili Zhang superou Yan Xiaonan em abril.