Atualmente o Brasil tem dois atletas campeões do UFC: Alexandre Pantoja e Alex Poatan. Mas em breve é provável que o país conquiste mais cinturões. O UFC publicou no site oficial, nesta que 5 brasileiros estão perto de lutar pelo título.
"Com o cenário aberto em várias categorias, além do bom desempenho dos atletas do país nos últimos eventos, é possível que tenhamos lutadores brasileiros conquistando title-shots em breve, tendo assim a tão sonhada chance de conquistar o cinturão do UFC", diz o UFC.
Um dos atletas mencionados no texto é Caio Borralho, peso médio que entrou para o top 5 do peso médio nesta semana. Um dos fundadores da academia Fighting Nerds, ele está com 9 vitórias consecutivas no UFC. O campeão da categoria é o sul-africano Dricus Du Plessis.
Outro atleta destacado pelo UFC é Deiveson Figueiredo, que já foi campeão peso mosca e agora subiu para o peso galo. Ele já venceu na nova categoria e pode conquistar um novo cinturão. Atualmente o campeão é Sean O'Malley.
Os outros destaques apontados pelo UFC são nas categorias femininas: Virna Jandiroba (peso palha), Jéssica Bate-Estaca (peso mosca e peso palha) e Ketlen Vieira (peso galo).
O Brasil está em peso nos rankings femininos do UFC. Virna derrotou Amanda Lemos recentemente e deve lutar contra a campeão Weili Zhang em breve. Já Jéssica tem luta marcada para 7 de setembro, contra a também brasileira Natalia Silva. Por fim, Ketlen está em 2º lugar no ranking e deve enfrentar a campeã Raquel Pennington em breve.