Uefa encerra parceria com empresa russa que rendia 40 milhões de euros anuais

Fim do vínculo contratual se dá por causa da invasão russa à Ucrânia desde a última semana

Da Redação

Uefa encerra parceria com empresa russa que rendia 40 milhões de euros anuais
Divulgação/Uefa

A Uefa anunciou que seu está encerrada a sua parceira com a “Gazprom”, empresa russa do ramo de energia elétrica. Fim do vínculo é uma retaliação as invasões de tropas em território ucraniano. Marca era uma das que mais davam retorno a entidade máxima do futebol europeu.

Em comunicado breve, a Uefa declarou que a empresa não terá mais seu logotipo estampado em nenhuma competição, por exemplo: Liga Conferência Europa da UEFA?, Liga das Nações da UEFA?, Liga dos Campeões da UEFA?.

Veja a nota publicada:

"A UEFA decidiu hoje terminar a sua parceria com a Gazprom em todas as competições.

A decisão entra em vigor imediatamente e abrange todos os acordos existentes, incluindo a UEFA Champions League, as competições de selecções nacionais da UEFA e o UEFA EURO 2024."

Empresa tinha contrato até o final de 2025 e renderia 78 milhões de euros (aproximadamente R$ 455 milhões) por temporada - esse era um dos maiores patrocínios. Fim do contrato tem validade imediata e, por isso, nos próximos jogos da Liga dos Campeões não será mais visto o logotipo da empresa.

Rússia banida do futebol

Em aviso no último domingo, 27, a Fifa comunicou que um pacote com sanções à Rússia seria colocado em prática, por exemplo: jogar em campo neutro, não ter hino, torcida, bandeira e até mesmo trocar o nome da equipe. No entanto, a entidade máxima do futebol, anunciou nesta tarde que o país está banido do esporte.

A Uefa também decidiu banir equipes russas de competições internacionais e também faz parte das punição as invasões que estão acontecendo no território vizinho dos russos.

“O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes (Fifa e Uefa) esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, informa o comunicado divulgado por Fifa e Uefa.

Com a decisão da Fifa, a Rússia está automaticamente fora da Copa do Mundo de 2022. Já pela Liga Europa, o Spartak Moscou, que estava nas oitavas de final da competição, foi automaticamente eliminado – o RB Leipzig, rival na chave, avançou às quartas de final

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.