A Ucrânia venceu a Escócia por 3 a 1 nesta quarta-feira, 1, pelas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo, no Hampden Park, em Glasgow, na Escócia. O jogo ficou marcado pela forte comoção do público e dos jogadores ucranianos, que voltaram a atuar pela seleção após sete meses.
A Ucrânia, que chamava o jogo de "a maior partida da história da seleção", entrou em campo para dar esperanças ao seu povo, que sofre com a guerra que completará 100 dias no próximo dia 03. A Ucrânia não fazia um jogo oficial desde novembro de 2021. Durante o período da guerra, os jogadores se mantiveram refugiados na Eslovênia, onde fizeram amistosos contra clubes alemães, italianos e croatas.
Na entrada em campo, os jogadores do país entraram enrolados em suas bandeiras nacionais e se emocionaram na hora do hino do país. A Ucrânia seguiu usando a sua polêmica camisa com símbolo nacionalista. A torcida escocesa no estádio prestou solidariedade aos torcedores e jogadores ucranianos.
Em campo, a Ucrânia dominou a Escócia em baixo de um forte sol e, aos 32 minutos do primeiro tempo, abriu o placar com Yarmolenko. No segundo tempo, o domínio ucraniano ficou ainda maior e, logo aos três minutos, a equipe aumentou a vantagem com Yaremchuck. Depois a Escócia diminuiu com McGregor, mas no fim da partida a Ucrânia ainda aumentou com Dovbyk.
Com a vitória, a Ucrânia vai à final da chave e disputa a vaga na Copa do Mundo contra o País de Gales, de Gareth Bale, no próximo dia 5. A partida será novamente no Reino Unido, agora em Gales.