Uma das principais montadoras do mundo, a Toyota vem indicando um retorno à Fórmula 1 no futuro após 16 anos de ausência no grid. Diretor global da Toyota Gazoo Racing, Masaya Kaji, afirmou que esse é um caminho que pode ser seguido, mas enfatizou que a empresa não vai 'pular etapas' para aparecer novamente na principal categoria do automobilismo.
"Não acho que estamos no estágio de dizer: 'Vamos começar um time imediatamente'. Por enquanto, o importante é construir parcerias, como com a Haas, e trabalhar com vários times. Não estamos em um estágio de pular etapas, precisamos focar no agora", afirmou o diretor, que apontou em diversos momentos um desejo de ingressar à F-1.
"Estamos estudando as tecnologias atuais e as de 2026. Sinto que estamos gradualmente nos movendo nessa direção, mas não estamos no ponto de direcionar todos os nossos recursos para um retorno à F1. Mas o que acontece depois de 2030 ainda é incerto. Estamos trabalhando em várias novas tecnologias, então ainda precisamos ver se nosso objetivo se alinha com a F-1", disse ao Motorsport.
A parceria entre Haas e Toyota começou no ano passado com o intuito de iniciar o primeiro programa de desenvolvimento com testes de carros anteriores (TPC). Está previsto também a construção de um simulador em Banbury, base da equipe. A montadora usa a iniciativa para dar mais experiência a seus engenheiros e projetando colocar um de seus pilotos na F-1.
O mais perto de conseguir um assento na principal modalidade do automobilismo é Ryo Hirakawa, piloto reserva da Alpine. "Nesse sentido (de retornar à modalidade), isso de fato nos deixaria mais próximos de colocar pilotos na F-1. Mas, realisticamente, temos que avaliar quanto dinheiro e quantos membros da equipe seriam necessários para que isso acontecesse."
A montadora esteve na F-1 entre os anos de 2002 e 2009 com a Panasonic Toyota Racing, mas não conseguiu resultados expressivos. Foram 13 pódios, três potes, sem nenhuma vitória. A melhor colocação no Mundial de Construtores foi um quarto lugar em 2005, com Ralf Schumacher e Jarno Trulli.
A Toyota, no entanto, entra em 2025 apenas com uma parceria com a Haas. A F-1 está de férias e retorna para o Grande Prêmio da Austrália, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de março.