Toyota apresenta modelo Corolla Cross que estreia na Stock Car em 2025

Temporada marca estreia dos SUVs no lugar de sedãs na categoria, que terá três montadoras

Da redação

Pit Stop Films / Divulgação

A Stock Car conheceu o Toyota Corolla Cross que disputará a categoria a partir de 2025. Será o primeiro ano da categoria com SUVs no lugar de sedãs.

O modelo da montadora japonesa foi construído sobre a plataforma SNG01 e apresentado na Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci – que, por sua vez, é controlador da Vicar, a empresa que promove a Stock Car.

Segundo Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech, o novo Corolla Cross promete “dar aos pilotos e equipes um carro extremamente competitivo, muito ágil, seguro e agressivo”.

“Ele é o resultado do emprego de tecnologia de ponta criada por empresas que são líderes em seus segmentos. Estamos orgulhosos do resultado que nossos engenheiros estão obtendo”, disse o dirigente.

A carroceria é fabricada em material compósito com fibra de carbono, amarida, fibra de vidro e kevlar. Os carros terão motor tubo de 2,1 litros e quase 500 cv de potência, além de câmbio Xtrac sequencial semiautomático de seis velocidades.

“Agora o Corolla Cross Stock Car está pronto para inaugurar uma nova era na categoria. É um momento de evolução na Stock Car, que desenvolveu um projeto dotado de muita tecnologia voltada para competição”, comemorou Daniel Grespan, líder do projeto Toyota Gazoo Racing no Brasil.

Toyota é uma das três marcas confirmadas na categoria (Imagem: Pit Stop Filmes / Divulgação)

A Stock Car, por sua vez, também celebrou a novidade. A categoria ainda deverá contar com a Chevrolet Tracker a partir de 2025, quando a Mitsubishi também estreará no grid.

“O Corolla Cross ficou muito interessante para quem gosta de automobilismo. É um grande reforço para o grid”, afirma Fernando Julianelli, CEO da Vicar.

“Do nosso ponto de vista, o grande desafio nessa nova era é mantermos, ou até melhorarmos, o nível de competitividade da Stock Car. Poucas categorias no mundo conseguem colocar praticamente todo o grid em menos de um segundo. Em algumas ocasiões, nós fazemos isso em menos de meio segundo. É uma meta ambiciosa, mas tenho certeza de que vamos superar as expectativas”, completou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.