A Stock Car conheceu o Toyota Corolla Cross que disputará a categoria a partir de 2025. Será o primeiro ano da categoria com SUVs no lugar de sedãs.
O modelo da montadora japonesa foi construído sobre a plataforma SNG01 e apresentado na Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci – que, por sua vez, é controlador da Vicar, a empresa que promove a Stock Car.
Segundo Enzo Bortoleto, CEO da Audacetech, o novo Corolla Cross promete “dar aos pilotos e equipes um carro extremamente competitivo, muito ágil, seguro e agressivo”.
“Ele é o resultado do emprego de tecnologia de ponta criada por empresas que são líderes em seus segmentos. Estamos orgulhosos do resultado que nossos engenheiros estão obtendo”, disse o dirigente.
A carroceria é fabricada em material compósito com fibra de carbono, amarida, fibra de vidro e kevlar. Os carros terão motor tubo de 2,1 litros e quase 500 cv de potência, além de câmbio Xtrac sequencial semiautomático de seis velocidades.
“Agora o Corolla Cross Stock Car está pronto para inaugurar uma nova era na categoria. É um momento de evolução na Stock Car, que desenvolveu um projeto dotado de muita tecnologia voltada para competição”, comemorou Daniel Grespan, líder do projeto Toyota Gazoo Racing no Brasil.
A Stock Car, por sua vez, também celebrou a novidade. A categoria ainda deverá contar com a Chevrolet Tracker a partir de 2025, quando a Mitsubishi também estreará no grid.
“O Corolla Cross ficou muito interessante para quem gosta de automobilismo. É um grande reforço para o grid”, afirma Fernando Julianelli, CEO da Vicar.
“Do nosso ponto de vista, o grande desafio nessa nova era é mantermos, ou até melhorarmos, o nível de competitividade da Stock Car. Poucas categorias no mundo conseguem colocar praticamente todo o grid em menos de um segundo. Em algumas ocasiões, nós fazemos isso em menos de meio segundo. É uma meta ambiciosa, mas tenho certeza de que vamos superar as expectativas”, completou.