O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira (30) que o técnico Tite não é mais o treinador da equipe rubro-negra. Filipe Luís, que comanda a categoria sub-20, irá assumir o comando técnico da equipe profissional.
Através de um anúncio nas redes sociais, o clube carioca informou que "Tite e sua comissão técnica não comandam mais o elenco". O anúncio ocorre no dia seguinte a vitória do Flamengo sobre o Athletico-PR, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro.
Tite já deu indícios de que sua relação com o Flamengo estava próxima do fim logo após o triunfo contra o Furacão. "Eu tento fazer o meu melhor, talvez não seja o técnico dos seus sonhos", declarou o técnico ao comentar sobre os protestos da torcida.
Mesmo com a vitória e na quarta colocação do Brasileirão - com 48 pontos -, o técnico gaúcho era alvo de protestos pelo desempenho abaixo do esperado pela torcida. Durante a última semana, o Flamengo foi eliminado da Copa Libertadores da América contra o Peñarol-URU, nas quartas de final da competição continental.
Uma das declarações que mais irritaram o torcedor foi a promessa do ex-comandante de marcar um gol contra a equipe uruguaia fora de casa. Até o momento, o Peñarol não foi vazado em casa.
Após o primeiro jogo no Maracanã, em que o Flamengo perdeu de 1 a 0, Tite declarou que a equipe tinha "totais condições de chegar lá e fazer" um gol. "Vai criar metade das oportunidades que criou hoje e vai fazer gol lá. Me cobra depois", disse.
Flamengo não conseguiu marcar e foi eliminado da competição. Tite, então, foi cobrado pela queda na competição e pela promessa de gols no Uruguai. "Eu disse que prometi? Prometi que ia fazer gol? Eu projetei. Está me cobrando e tem todo o direito, mas eu não prometi. Eu não sou futurista, cara", rebateu.
Durante sua passagem pelo rubro-negro, Tite comandou o clube em 68 partidas, com 41 vitórias, 11 empates e 16 derrotas. Com quase um ano de comando técnico do Flamengo, Tite conquistou o Campeonato Carioca de 2024.
No próximo confronto do Flamengo, contra o Corinthians pelo confronto de ida das semifinais da Copa do Brasil, no dia 2 de outubro, o clube carioca terá o bicampeão da Libertadores, Filipe Luís, pelo clube no comando da equipe.