Thiago Camilo critica polêmica na Stock Car após vitória e dispara: "Campeonato manchado"

Piloto da Ipiranga Racing dá forte declaração sobre a possível irregularidade das equipes TMG e Crown Racing na etapa do Velopark

Thiago Fagnani, da Band

Thiago Camilo comemora vitória na corrida sprint da Stock Car em Goiânia
Duda Bairros / Stock Car

Vencedor da corrida sprint da etapa de Goiânia da Stock Car, neste sábado (23), Thiago Camilo fez fortes críticas ao campeonato após a polêmica envolvendo as equipes TMG e Crown Racing na etapa do Velopark, no Rio Grande do Sul. As duas escuderias chegaram a ser desclassificadas por conta de uma suposta irregularidade nos pneus, porém a punição foi revertida nesta semana pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Automobilismo.

"Torço para que as coisas que aconteceram de errado no campeonato da Stock Car, de maneira geral, se resolvam. Que a gente possa ter um campeonato leal, com respeito entre todos e, principalmente, com igualdade. A disputa de hoje mostrou que a gente tem tudo pra fazer um campeonato digno. Não precisa ser manchado por coisas que interferem diretamente na disputa. Que esse respeito seja mantido entre todos e que a gente possa ter um campeonato limpo, que é o que todo mundo que acompanha a Stock Car merece", disse, em entrevista exclusiva à Band

Thiago Camilo chegou a 41ª vitória na categoria em Goiânia. Cesar Ramos, seu companheiro da Ipiranga Racing, ficou em segundo e Felipe Fraga, da Blau Motorsport, ficou em terceiro. Mesmo com o triunfo, Camilo lamentou as chances remotas de disputar o título da temporada de 2024 da Stock Car e destacou que o ano foi de muito aprendizado, embora também tenha sido frustrante.

“Do ponto de vista pessoal tem sido um ano um pouco frustrante. Não é fácil chegar a 41 vitórias na categoria e, teoricamente, estar fora da disputa direta pelo título. Tem sido um ano de muito aprendizado, de resiliência, de muito trabalho. A gente trabalhou muito duro para chegar até aqui", adicionou.

A etapa de Goiânia é a penúltima da temporada 2024 da Stock Car Pro Series. Após a corrida deste domingo (24), que será transmitida pela Band, Bandplay, band.com.br e canal do Esporte Na Band no YouTube a partir das 13h30 (Brasília), a final será realizada no dia 15 de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Entenda suposta irregularidade das duas equipes nos pneus da Stock car

A etapa do Velopark na temporada 2024 da Stock Car foi disputada nos dias 7 e 8 de setembro. Gianluca Petecof venceu a sprint e Felipe Baptista levou a corrida principal. Mas um problema na classificação mudou os resultados daquele final de semana.

Os tempos de Rafael Suzuki (TMG) e Enzo Elias (Crown Racing), chamaram a atenção. Chovia em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, e a diferença do pole position Suzuki para o terceiro colocado foi de pouco mais de 0.8s. Enzo foi segundo, quase 0.7s à frente do mesmo adversário.


Esta vantagem nos tempos é bastante incomum na Stock Car, o que levantou suspeitas em outros times.

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) recolheu os pneus dos dois carros e também dos respectivos companheiros – Felipe Massa e Felipe Baptista. Vale lembrar que as duas equipes dividem a mesma oficina na cidade de Americana (SP).

As amostras foram enviadas à sede da Hankook, na Coréia do Sul, para inspeção. O laudo ficou pronto no último dia 31 e foi constatada uma adulteração nas características físicas e químicas dos compostos, o que contraria o artigo 15.5 do regulamento técnico da categoria.

Em nota, a TMG assegurou que não utilizou aditivos ou substâncias nos pneus, cumprindo o regulamento técnico. Disse também que conversou com Hankook, CBA e Vicar, a empresa promotora da Stock Car, para esclarecer tecnicamente o que foi feito, e mostrou que o processo não é proibido pelo regulamento. As equipes alegam que houve um procedimento de aplicação de calor nos pneus antes da etapa gaúcha.

De acordo com o regulamento da Stock Car, é proibido o uso de substâncias que alterem as características físicas, químicas e mecânicas dos pneus. Sendo assim, Rafael Suzuki, Enzo Elias, Felipe Baptista e Felipe Massa foram desclassificados da etapa do Velopark.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Automobilismo, no entanto, reverteu em primeira instância as desclassificações dos carros das equipes TMG e Crown, da Stock Car, por 3 votos a 1. O julgamento avaliou a punição aplicada aos times pelo que Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) entendeu como irregularidades nos pneus de chuva na etapa do Velopark (RS), em setembro deste ano. 

Com a decisão, Felipe Massa volta a ser líder após perder o posto com a penalização.

Confira o grid para a corrida 1 da etapa de Goiânia:

  1. Gaetano di Mauro - Cavaleiro Sports
  2. Ricardo Zonta - RCM Motorsport
  3. Guilheme Salas - KTF Racing
  4. Daniel Serra - Eurofarma RC
  5. Lucas Foresti - Mattheis Vogel
  6. Ricardo Maurício - Eurofarma RC
  7. Felipe Baptista - Crown Racing
  8. Nelsinho Piquet Jr - Cavaleiro Sports
  9. Cesar Ramos - Ipiranga Racing
  10. Thiago Camilo - Ipiranga Racing
  11. Felipe Fraga - Blau Motorsport
  12. Rafael Suzuki - TMG Racing
  13. Bruno Baptista - RCM Motorsport
  14. Enzo Elias - Crown Racing
  15. Rubens Barrichello - Mobil Ale
  16. Felipe Massa - TMG Racing
  17. Julio Campos - Pole Motorsport
  18. Dudu Barrichello - Mobil Ale
  19. Cacá Bueno - KTF Sports
  20. Gabriel Casagrande - Mattheis Vogel
  21. Vitor Baptista - Scuderia CJ
  22. Arthur Leist - Full Time Sports
  23. Marcos Gomes - KTF Sports
  24. Gianluca Petecof - Full Time Sports
  25. Allam Khodair - Blau Motorsport
  26. Átila Abreu - Pole Motorsport
  27. Lucas Kohl - Garra Racing
  28. Zezinho Muggiati - KTF Racing

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.