Esporte

24h de Le Mans: Conheça tecnologias que saíram da prova e estão no seu carro

Confira algumas tecnologias que surgiram na principal prova de resistência do automobilismo mundial

Por Gabriel Alberto

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Diversas inovações surgiram no mundo corridas, sejam elas na Fórmula 1, na NASCAR e até mesmo nas 24 Horas de Le Mans. A tecnologia e o esporte andam juntas, mas isso não significa que elas não podem estar presentes no seu carro na garagem.

A maior parte das inovações vieram e foram testadas nos carros de corrida antes de darem as caras no dia a dia. O objetivo é sempre conseguir décimos, milésimos de segundos em todas as partes do carro.

Confira algumas dessas tecnologias:

Faróis de Neblina

É comum que parte do circuito de Sarthe se envolva com uma névoa ao amanhecer. O problema era que muitos pilotos se envolviam em acidentes durante esse período da prova. Para contornar esse problema, em 1926, os engenheiros da Lorraine-Dietrich adicionaram uma terceira lâmpada no centro do carro, o que gerou o apelido de “Ciclope”. Coincidência ou não, os três primeiros lugares da corrida foram ocupados pelos três carros com um terceiro olho. 

Tração dianteira

No ano seguinte a invenção dos faróis de neblina, surgiu o primeiro carro com tração dianteira. Isso em uma época que o padrão era o gigantesco motor na frente e tração traseira. Muarice Fenaille, um frabricante francês, financiou um projeto de carro com tração dianteira, que ficou conhecido como Tracta. Ele terminou em sétimo na sua primeira aparição da prova. No mesmo ano, a Citroën introduziu o princípio em seus carros e o batizou de Traction.

Motor de injeção direta

Essa inovação surgiu exatamente com um proposito: aumentar o desempenho do carro e controlar o consumo de combustível. Em 1952, a Mercedes utilizou o sistema em seus carros que foi desenvolvido pela Bosch, que originalmente foi feito para aeronaves. A gasolina é injetada diretamente na câmara de combustão, evitando o desperdício.

Freios a Disco

Com o aumento de velocidade dos carros em Le Mans, surgiu uma dúvida: como fazê-los parar mais rápido? Quem respondeu essa pergunta foi a Jaguar, em 1953, com os seus C-Types equipados com freios a disco. A solução foi originalmente desenvolvida para o pouso de aeronaves em porta-aviões. A marca inglesa garantiu o primeiro e o segundo lugar nas provas. 

LED e faróis a laser

Os faróis de LED fizeram sua primeira aparição em Le Mans em 2011 no Audi R18 TDI. Além de oferecer uma excelente iluminação, as lâmpadas pesam menos, são mais compactas e eficientes. Em 2014, a Audi deu mais um passo nesse quesito ao introduzir luzes a laser em seu carro, com um desempenho muito maior.

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