Esporte

Técnico da Inglaterra, Gareth Southgate pede demissão após vice na Eurocopa

Comandante da seleção inglesa permaneceu no cargo por oito anos e deixa a equipe após 102 jogos, com as disputas de duas Copas do Mundo e duas finais de Eurocopa

Da Redação

A seleção da Inglaterra anunciou na manhã desta terça-feira (16) que o técnico Gareth Southgate deixou o comando da equipe. O pedido de demissão ocorre dois dias após a final da Eurocopa 2024, em que os ingleses perderam a decisão do torneio europeu por 2 a 1 para a Espanha.

Com 53 anos, Southgate comandou os leões por 102 jogos - com 61 vitórias, 24 empates e 17 derrotas, um aproveitamento de 67,4% -, com a participação em duas Copas do Mundo e duas decisões de Eurocopa no oito anos à frente da equipe. Em 2020, a Inglaterra perdeu a final da Euro para a Itália nas decisões por pênaltis.

"Como um inglês orgulhoso, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e dirigir a Inglaterra. Significou tudo para mim, e eu dei tudo de mim. Mas é hora de mudar e de um novo capítulo", afirmou o técnico em comunicado divulgado à imprensa.

No início da semana, Southgate já havia deixado seu futuro em aberto no comando da seleção nacional após dizer que seria difícil refletir após mais um vice-campeonato na Eurocopa e que a decisão seria tomada após discussões com "pessoas importantes nos bastidores".

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais