Stock Car atualiza pontuação de pilotos após polêmica dos pneus; veja a tabela de classificação

Confederação Brasileira de Automobilismo atualiza classificação da categoria e adiciona Daniel Serra entre os finalistas; decisão será neste final de semana e terá transmissão da Band

Da Redação

Pilotos na etapa de Goiânia da Stock Car 2024
Beto Correa / Stock Car

A Stock Car Pro Series 2024 teve a sua classificação de pilotos atualizada nesta quinta-feira (12) após a polêmica dos pneus que resultou em ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo. O STJD devolveu na última terça-feira o caso para a primeira Comissão Disciplinar - a primeira instância -, que havia desclassificado os pilotos da TMG (Felipe Massa e Rafael Suzuki) e Felipe Baptista e Enzo Elias (Crown Racing) na etapa do Velopark, no Rio Grande do Sul. Com isso, Gabriel Casagrande, da Mattheis Vogel, assumiu a liderança do campeonato.

Com a decisão, nove pilotos brigarão pelo título da Stock Car Pro Series 2024 na última etapa da temporada, neste final de semana, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Gabriel Casagrande, Julio Campos, Dudu Barrichello, Ricardo Zonta, Felipe Massa, Bruno Baptista, Felipe Baptista, Daniel Serra e Rafael Suzuki podem ser campeões.

Confira a classificação atualizada da Stock Car Pro Series:

  1. Gabriel Casagrande - 815 pontos
  2. Julio Campos - 781 pontos
  3. Dudu Barrichello - 779 pontos
  4. Ricardo Zonta - 774 pontos
  5. Felipe Massa - 773 pontos
  6. Bruno Baptista - 744 pontos
  7. Felipe Baptista - 714 pontos
  8. Daniel Serra - 710 pontos
  9. Rafael Suzuki - 699 pontos

Entenda suposta irregularidade das duas equipes nos pneus da Stock car

A etapa do Velopark na temporada 2024 da Stock Car foi disputada nos dias 7 e 8 de setembro. Gianluca Petecof venceu a sprint e Felipe Baptista levou a corrida principal. Mas um problema na classificação mudou os resultados daquele final de semana

Os tempos de Rafael Suzuki (TMG) e Enzo Elias (Crown Racing), chamaram a atenção. Chovia em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, e a diferença do pole position Suzuki para o terceiro colocado foi de pouco mais de 0.8s. Enzo foi segundo, quase 0.7s à frente do mesmo adversário.


Esta vantagem nos tempos é bastante incomum na Stock Car, o que levantou suspeitas em outros times.

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) recolheu os pneus dos dois carros e também dos respectivos companheiros – Felipe Massa e Felipe Baptista. Vale lembrar que as duas equipes dividem a mesma oficina na cidade de Americana (SP).

As amostras foram enviadas à sede da Hankook, na Coréia do Sul, para inspeção. O laudo ficou pronto no último dia 31 e foi constatada uma adulteração nas características físicas e químicas dos compostos, o que contraria o artigo 15.5 do regulamento técnico da categoria.

Em nota, a TMG assegurou que não utilizou aditivos ou substâncias nos pneus, cumprindo o regulamento técnico. Disse também que conversou com Hankook, CBA e Vicar, a empresa promotora da Stock Car, para esclarecer tecnicamente o que foi feito, e mostrou que o processo não é proibido pelo regulamento.

De acordo com o regulamento da Stock Car, é proibido o uso de substâncias que alterem as características físicas, químicas e mecânicas dos pneus. Sendo assim, Rafael Suzuki, Enzo Elias, Felipe Baptista e Felipe Massa foram desclassificados da etapa do Velopark.

As equipes recorreram da decisão. A Crown defende que o processo realizado nos pneus da etapa do Velopark não é expressamente proibido pelo regulamento, e apesar de respeitar a decisão, reforçou que vai entrar com recurso. Segundo as equipes, os quatro pilotos não sabiam dos procedimentos.

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