A Stock Car revelou na manhã desta quarta-feira (12), em coletiva virtual, que realizará uma etapa na Argentina na temporada 2023. A corrida, válida pela 9ª etapa, está marcada para o dia 8 de outubro, e será realizada no circuito Oscar y Juan Gálvez, em Buenos Aires.
A Stock vai dividir o evento com os 200 km de Buenos Aires, válidos pelo TC 2000. Foi anunciado também um intercâmbio com a categoria argentina, que virá ao Brasil em 2024.
- Temos um grande respeito pelo automobilismo argentino, temos muito a aprender com eles. Não existe tanto essa rivalidade entre Brasil e Argentina no automobilismo, mas essa pimenta que a gente pode cultivar pode trazer mais empresas, o que é bom para o ecossistema e render mais dinheiro e mais corridas - comentou Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock.
A última vez que a maior categoria do automobilismo brasileiro correu no país vizinho foi em 2017, quando Felipe Fraga e Rubens Barrichello venceram, respectivamente, as corridas 1 e 2 da rodada dupla. A Stock também disputou corridas lá em 2005, 2006 e 2007, com vitórias de Giuliano Losacco, Ingo Hoffmann e Cacá Bueno, quando as provas ainda eram disputadas com formato de uma corrida por fim de semana.
- Corri na Argentina por dois anos e foi um grande prazer. Será muito bom voltar a correr lá - disse Rubens Barrichello.
Apesar do hiato de seis anos, a relação com os hermanos é estreita, já que além do argentino Matías Rossi estar no grid há quatro anos, e chegou a disputar o título no ano passado, outros pilotos do país vizinho correram na Stock Car, como Julian Santero, Diego Azar, Andrés Jakos e Franco Girolami.