A Stock Car chega em Interlagos neste fim de semana para a disputa da grande final da temporada 2022. Como de costume na principal categoria do automobilismo nacional, o ano foi marcado pela alta competitividade nas pistas, o que faz com que o campeonato chegue em sua última etapa com quatro pilotos disputando o 43º título da Stock. Por isso, preparamos esse guia para você ficar por dentro de tudo.
Formato do fim de semana
A finalíssima será disputada no tradicional formato de duas corridas no domingo. Os pilotos formam o grid de largada da corrida 1 ainda no sábado. Ao término da corrida 1, já no domingo, os dez primeiros colocados invertem as posições para a corrida 2. O vencedor larga em 10º, o segundo larga em nono, o terceiro larga em sétimo e assim por diante até o 10º largar em primeiro.
Onde, que horas e como assistir?
Domingo, 11 de dezembro de 2022 - às 14h (de Brasília) - Interlagos
As duas corridas serão transmitidas ao vivo na tela da Band e online no Youtube, Bandplay e no band.com.br, com a narração de Sergio Mauricio, comentários de Reginaldo Leme, Felipe Giaffone e reportagem de Thiago Fagnani. Entre na nossa matéria de “como assistir” para mais detalhes.
Os quatro postulantes ao título
Após 11 etapas, chegam à final com chances de levantar a taça o veterano Rubens Barrichello, campeão em 2014, Daniel Serra, tricampeão (2017, 2018, e 2019), Gabriel Casagrande, campeão em 2021, e o “intruso” argentino Matías Rossi.
Classificação do campeonato após 11 etapas (22 corridas):
1º - Rubens Barrichello, 298 pontos
2º - Daniel Serra, 290
3º - Gabriel Casagrande, 288
4º - Matías Rossi, 268
Duelo Brasil x Argentina na Copa é incerto, mas na Stock vai apimentar final
Na Copa do Mundo, o confronto entre Brasil e Argentina na semifinal ainda depende dos jogos das duas seleções nas quartas de final, nesta sexta-feira. Mas, na disputa do título da Stock Car, o duelo já é certo. Isso porque dos quatro pilotos que brigam pelo título da categoria neste fim de semana, em Interlagos, três são brasileiros e um é argentino. Enquanto Rubens Barrichello, Daniel Serra e Gabriel Casagrande defendem a camisa amarelinha, o hermano Matías Rossi defenderá a azul e branca.
Rubinho pode se tornar campeão mais velho
Caso conquiste o título, Rubinho vai se tornar o mais velho campeão da Stock Car com 50 anos, 6 meses e 18 dias. A marca atual pertence a Ingo Hoffmann, que há pouco mais de 20 anos, em 24 de novembro de 2002, foi campeão com 49 anos, 7 meses e 27 dias.
Casagrande pode se tonar bicampeão mais jovem
O paranaense estará com 27 anos, 9 meses e 21 dias em 11 de dezembro. Atualmente, o detentor do recorde é Giuliano Losacco, que foi bicampeão com 28 anos, 8 meses e 14 dias.
Rossi pode se tornar primeiro estrangeiro a conquistar título da Stock
Caso conquiste o título, Rossi, que já é o estrangeiro mais bem sucedido, com duas vitórias, se tornará também o primeiro campeão "gringo" da principal categoria brasileira.
A temporada 2022 dos postulantes ao título
Rubens Barrichello (Toyota Corolla da equipe Full Time Sports) Campeão em 2014, Barrichello teve momentos de muita eficiência, como em Goiânia — onde conquistou duas das suas três vitórias na temporada —, e cresceu muito na fase final do campeonato, alcançando a liderança pela primeira vez somente a partir da penúltima etapa.
Daniel Serra (Chevrolet Cruze da Eurofarma-RC) Daniel fez novamente algo que marcou os seus três títulos: uma campanha baseada na regularidade.O tricampeão venceu uma vez em 2022, no GP Galeão, mas esteve sempre entre os dois primeiros da tabela de pontos ao longo de todo o calendário. O piloto chega à decisão como vice-líder e com chances de desempatar a fatura com seu pai, Chico Serra, que também é tricampeão da Stock Car.
Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze da A.Mattheis Vogel) O atual campeão ocupou a liderança do campeonato em sete das 11 etapas disputadas e, assim como Serra, foi bastante consistente em marcar pontos. O piloto passou em branco em apenas em uma etapa, a sexta, no Velopark. Com duas vitórias na temporada, o paranaense tentará conquistar o bicampeonato em Interlagos, onde abriu o campeonato em fevereiro no topo do pódio ao lado do convidado Gabriel Robe, na Corrida de Duplas.
Matías Rossi (Toyota Corolla da A.Mattheis Vogel) O hermano é o quarto finalista ao título, ainda que com chances mais escassas. Mas independentemente do resultado, o argentino de 38 anos já alcançou um feito inédito. Matías já é o estrangeiro mais bem-sucedido da categoria ao vencer duas vezes na Stock Car. Com arrancada fulminante, Rossi saiu de 32º colocado nas primeiras etapas do campeonato, venceu no Velocitta e em Interlagos e chega à decisão no quarto lugar.