Palco de decisão de 2022, Interlagos é pista que exige dos freios da Stock Car

S do Senna e final da Reta Oposta são trechos de forte desaceleração e podem decidir campeão

Da redação

S do Senna e final da Reta Oposta são trechos de forte desaceleração
Luís França/P1 Media Relations

O Autódromo de Interlagos, em São Paulo, recebe neste domingo (11) a última etapa da temporada 2022 da Stock Car. É a hora de conhecer o campeão do ano.

Apenas quatro pilotos chegam às provas do fim de semana com chances de títulos: Rubens Barrichello (298 pontos), Daniel Serra (290), Gabriel Casagrande (288) e Matías Rossi (268). E para saber quem leva a melhor em Interlagos, saber frear é tão importante quanto saber acelerar.

“É um circuito extremamente técnico, com frenagens duras, então é muito importante o carro ter estabilidade na freada e ajustar o carro pra pressas freadas. Frenagem e tração em Interlagos são os quesitos mais importantes”, afirma Rubens Barrichello, que busca o segundo título na categoria após faturar a temporada de 2014.

A pista é considerada a que mais exige dos freios na temporada da Stock. O S do Senna merece especial atenção: após atingirem 240 km/h na reta, os pilotos freiam para fazer a primeira perna da curva a 75 km/h. Depois, na Reta Oposta, a redução de 230 km/h para 110 km/h, em média.

“Interlagos é o circuito mais desafiador da temporada porque traz frenagens muito fortes”, explica André Brezolin, engenheiro da Fremax e da Fras-Le, responsável respectivamente por discos e pastilhas de freio da Stock Car.

“Exige muito dos freios, especialmente no fim da reta dos boxes, na frenagem para o S do Senna, que é muito forte e isso eleva muito a temperatura dos discos e das pastilhas. É um circuito muito competitivo, muito conhecido de todos os pilotos, então o equipamento é levado ao limite o tempo todo”, acrescenta.

As corridas deste domingo em Interlagos têm largadas marcadas para 14h15 (corrida 1) e 14h55 (corrida 2), com transmissão ao vivo da Band. Confira a programação:

Sexta-feira (9)

  • 8h05 - Shakedown
  • 10h05 – 1º Treino Livre
  • 14h15 – 2º Treino Livre

Sábado (10)

  • 13h20 - Shakedown
  • 14h40 - Classificação

Domingo (11)

  • 14h15 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
  • 14h55 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

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