O Grêmio anunciou nesta sexta-feira (22) a contratação do atacante Soteldo, do Santos. O acerto é de empréstimo por um ano, informou o Peixe em comunicado de apenas uma linha. O Tricolor gaúcho comemorou o acerto e lembrou que o atacante será o primeiro jogador da Venezuela a atuar com a camisa do time.
Apesar do rebaixamento do Santos, o atacante venezuelano foi um destaques da campanha, responsável por alguns dos melhores momentos do time no Brasileirão - principalmente na goleada de 4 a 1 sobre o Vasco, no segundo turno do campeonato.
No Brasileirão, foram 22 jogos, com seis assistências e um gol do jogador de 26 anos, que também é um dos responsáveis pelo bom início da seleção venezuelana nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A Venezuela ocupa o quarto lugar, dentro da zona de classificação direta para o Mundial dos EUA, México e Canadá.
As boas atuações valorizaram o atacante, que passou a despertar o desejo de outros clubes grandes do Brasil. Soteldo, que tem contrato com o Santos até junho de 2027, chegou a ser especulado, por exemplo, no Corinthians antes de fechar com o Grêmio.
Segundo apuração do repórter Thiago Fernandes, da Band, o atacante recebia cerca de R$ 650 mil no Santos, valores altos para a folha salarial do Peixe, avaliada em aproximadamente R$ 13 milhões e que sofrerá uma redução por conta do rebaixamento no Brasileirão.
De acordo com informações do repórter Pedro Ramiro, da Rádio Bandeirantes, a transferência acontece depois que Soteldo não aceitou algumas das condições de redução salarial propostas pelo Peixe.