O Brasileirão parou, então entenda como está a Série B e acompanhe

Segunda divisão não tem times gaúchos, então terá jogos no final de semana

Por Allan Brito

Favorito ao acesso, Santos começa Série B entre os líderes
Santos/ Reprodução

Os próximos dois finais de semana não terão jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, por causa da tragédia no Rio Grande do Sul. Mas a Série B, que não tem times gaúchos, continua em andamento. Muitos torcedores não estavam acompanhando a segunda divisão, então veja um guia rápido para entender como está a competição e assistir na tela da Band.

Classificação

Até agora foram disputadas 5 rodadas da Série B. Veja como está a tabela atualizada:

Favoritos em alta

Santos e Sport foram apontados como favoritos ao título antes da Série B começar. E até agora estão muito bem. Conseguiram quatro vitórias em cinco jogos.

O curioso é que ambos só perderam para times que estão mal na tabela - o Santos foi derrotado pelo Amazonas, e o Sport perdeu para o Ituano. São exemplos que comprovam a maior característica da Série B: o equilíbrio.

Surpresas

Entre os times estão no G4, dá pra dizer que o Goiás é a maior surpresa. Apesar de ser tradicional e acostumado com a Série A, o time começou muito mal a temporada e precisou passar por uma grande reformulação: trocou diretor de futebol, técnico e grande parte do elenco. A surpresa é que isso deu certo muito rápido, com três vitórias e dois empates até agora.

Fora do G4, mas no top 10, há dois times que surpreendem: o Operário, que acabou de subir pra Série B; e a Chapecoense, que foi mal na Série B de 2023 e no Catarinense deste ano, mas ensaia uma possível recuperação.

Decepções

O Coritiba é um candidato a subir, mas está em 10º lugar e vive uma crise interna. A empresa que comprou a SAF do Coxa tem sido muito criticada pela torcida. Recentemente o time demitiu o técnico Guto Ferreira, mas ainda não contratou um substituto.

O CRB, que fez bons jogos no começo da temporada, também não conseguiu bons desempenhos até agora e está em 12º lugar.

Crise paulista

Dos 4 times na zona de rebaixamento, três são paulistas: Botafogo-SP, Guarani e Ituano. Além disso, o Novorizontino ainda não mostrou o mesmo futebol do Campeonato Paulista ou da Série B de 2023. E a Ponte Preta tem oscilado bastante nos jogos.  

Melhores ataques

Santos, Sport e Ceará já fizeram 10 gols na competição. São os melhores ataques até agora. Os dois primeiros não surpreendem, afinal são os melhores times na tabela. Já o Ceará demorou para ajustar a defesa. Nos jogos mais recentes, contra Novorizontino e Amazonas, mostrou mais equilíbrio e está em alta. É candidato ao acesso.

Melhores defesas

Dizem que ataques ganham jogos, mas defesas ganham campeonato. Por enquanto, Goiás e Operário chamam atenção nesse ponto, pois sofreram apenas dois gols em cinco jogos. Aliás o Fantasma já tinha se destacado pela defesa na Série C do ano passado e manteve boa parte do elenco para 2024.

Destaques individuais

Gustavo Coutinho, do Sport, é o artilheiro da Série B, com quatro gols em cinco jogos.  

Guilherme, do Santos, é o principal "garçom", com três assistências. E também fez dois gols.

Alê (América-MG), Lucas Lima (Sport), Gabriel Novaes (Ponte Preta), Erick Pulga (Ceará), Tadeu (Goiás) e Giuliano (Santos) são outros bons destaques individuais.

Jovens promessas

A experiência costuma pesar mais na Série B. Mas bons jovens podem ganhar espaço também.

No Coritiba, por exemplo, vale observar o goleiro Pedro Morisco e o meia Lucas Ronier. O atacante Erick Pulga tem só 23 anos e tem crescido de produção no Ceará. Paulo Baya, de 24 anos, é destaque no Goiás. Adyson e Renato Marques, mais jovens, são talentos da boa base do América-MG.

Cobertura da Band

A Band e o Bandplay vão transmitir dois jogos neste domingo (19), às 16h:

  • Chapecoense x Ponte Preta
  • Operário x Ceará

Na próxima rodada, Band e Bandplay transmitem o jogo do Santos contra o América-MG, no Independência, sexta-feira (24), às 21h30.

No domingo, às 16 horas, também haverá transmissão de Ituano x Ponte.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.